Geoparque Seridó é tema de Audiência Pública

Além de Currais Novos, Geoparque contempla outros cinco  municípios do Seridó: Cerro Corá, Acari, Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Lagoa Nova.

O projeto Geoparque Seridó foi tema de Audiência Pública que aconteceu na noite desta terça-feira (03/04), no plenário vereador Antônio Othon Filho, na Câmara Municipal de Currais Novos. A proposição do vereador Marquinhos Xavier foi aprovada por todos os parlamentares.

Segundo Marquinhos Xavier a Audiência Pública serve para sensibilizar, explicar à população o que é o Geoparque Seridó e falar sobre a importância dele com o objetivo de desenvolver e tornar real o projeto. “O Geoparque tem como principal preocupação as pessoas: turistas e as pessoas inseridas nas comunidades onde estão localizados os geossítios”, disse.

O geólogo da UFRN e coordenador do projeto do Geoparque, Marcos Nascimento, falou sobre a necessidade de comprometimento não só da Gestão Pública como de toda a sociedade. “Cada um fazendo a sua parte, o montante vai ser bem visto e ultrapassar as fronteiras nacionais”, argumentou.

Já o prefeito Odon Júnior ressaltou que sua gestão aposta no Geoparque como ação central do Turismo no município por enxergá-lo como sendo de grande importância. “Estamos juntos, Prefeitura e Câmara valorizando o Geoparque, as pessoas e a nossa cidade”, garantiu.

A Audiência Pública contou ainda com a presença da representante da Secretaria de Estado de Turismo, Cristiane Dantas; da professora da UFRN que atua no Geoparque Costões e Lagunas, Kátia Mansur e de Janaína Medeiros, turismóloga e assessora operacional do Geoparque Seridó.

Geoparque Seridó

O Geoparque conta 16 geossítios, distribuídos em seis cidades do Seridó: Serra Verde, Cruzeiro e Vale Vulcânico em Cerro Corá; Mirante Santa Rita em Lagoa Nova; Pico do Totoró, Morro do Cruzeiro, Mina Brejuí e Cânion dos Apertados em Currais Novos; Açude Gargalheiras, Poço do Arroz, Cruzeiro e Marmitas do Rio Carnaúba em Acari; Xiquexique e Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas; e Açude Boqueirão e Mirador em Parelhas.

Assista ao vídeo da Audiência Pública

Texto: Priscila Adélia Pontes | Jornalista do Poder Legislativo