Audiência Pública discute violência na zona rural de Currais Novos

Nesta quinta-feira (30), a Câmara Municipal de Currais Novos realizou Audiência Pública com o objetivo de promover uma discussão entre o Poder Público e população sobre a violência na zona rural. Com o tema “Violência na Zona Rural: as constantes invasões às propriedades, assaltos e furtos”, a audiência aconteceu em atendimento à proposição do vereador Edmilson Sousa.

A reunião foi iniciada com uma fala do presidente da Câmara Municipal, vereador João Neto. “Fizemos alguns convites para autoridades que não compareceram, mas mesmo assim nós vamos debater esse assunto para que seja feito um relatório e seja levado para pessoas que possam amadurecer um projeto futuro com o objetivo de proporcionar mais segurança à comunidade da zona rural”, disse.

Já o vereador propositor da audiência, Edmilson Sousa, reforçou a importância da transformação da companhia de polícia em batalhão e de uma patrulha rural com o objetivo de proteger o homem do campo. Ele contou que ouviu vários relatos de violência e por isso foi cobrado para provocar um debate na Casa Legislativa. O vereador também lamentou a ausência do delegado da Polícia Civil.

Alguns proprietários rurais utilizaram a tribuna do Plenário para fazer um apelo em nome de todos os moradores da zona rural. Um deles foi José Augusto, que relembrou perdas sofridas com os assaltos. “A gente já sofre com a seca e ainda mais o pessoal assaltando a gente, fica quase impraticável a situação da pecuária no nosso município e no Rio Grande Norte”, desabafou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria do Céu Aprigio, considerando a angústia dos agricultores diante da falta de segurança, sugeriu a criação de uma comissão que acompanhe as investigações dos assaltos. Estiveram presentes os vereadores Ausônio Talis, Ezequiel Pereira, Sebastião Cabral, Adailson Pereira; as vereadoras Leilza Palmeira, Tércia Leda e Zefinha Moura; o comandante da 3ª CPIM, Major Moacir Galdino;  e representando o prefeito municipal, Adriano Brandão.