Setembro Azul motiva Audiência Pública na Câmara Municipal

Aconteceu nesta quarta-feira (26/9), Dia Nacional do Surdo, Audiência Pública sobre o Setembro Azul. O objetivo foi discutir as conquistas no âmbito municipal e refletir sobre a questão da pessoa surda e sua inclusão na sociedade. A iniciativa foi da vereadora Tércia Lêda. Entre os direitos conquistados, a vereadora destacou a criação do cargo de Técnico em Libras para a Secretaria de Educação Municipal. “No próximo concurso haverá vagas para professores, intérpretes em libras”, garantiu.

A professora e intérprete de libras, Mayara Alves, provocou os presentes. Em suas palavras, ela destacou que todos os dias os surdos sofrem a exclusão da comunicação e questionou o que a sociedade está fazendo para colaborar com a difusão da Libras e as garantias dos direitos do surdo. “Não se trata de inclusão ou adequação, mas de direitos. A deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos”, concluiu.

Durante a Audiência, os presentes ouviram o desabafo de Elaine. Através da Língua Brasileira de Sinais – Libras – ela contou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano, em locais onde as pessoas não entendem a Língua de Sinais. “Fica difícil a comunicação, eu preciso escrever para elas poderem entender e isso é muito ruim. Sempre tenho que ir com a minha mãe junto nos lugares. Quando estou doente eu tenho que ir com a minha mãe para ela explicar o que estou sentindo”, desabafou.

Para o secretário municipal, Jorian Pereira, a gestão conseguiu avanços, mas é preciso melhorar muito mais. “A secretaria precisa localizar todas as crianças surdas do município de Currais Novos. Sabemos que existem crianças que não estão estudando e por isso vamos trazê-las para a escola e preparar os profissionais que vão trabalhar com as pessoas com esta deficiência”, finalizou.