[Retrospectiva] Ações desenvolvidas pelo Legislativo Curraisnovense em 2018

A Câmara Municipal de Currais Novos encerrou 2018 com balanço positivo das atividades e após apreciar 60 projetos de lei de autoria dos parlamentares e realizar 58 Sessões Ordinárias e duas Extraordinárias. Instrumentos oficiais para a requisição de pleitos dos parlamentares ao Poder Executivo, os requerimentos protocolados totalizaram quase 900 solicitações. Assuntos relacionados ao abastecimento de água, saúde, educação e infraestrutura lideraram a lista de pedidos ao Executivo.

Em Audiências Públicas, os parlamentares debateram temas relevantes para a sociedade como a violência na Zona Rural, a Municipalização do Trânsito, a importância das campanhas Setembro Azul e “Faça Bonito”, a necessidade de acessibilidade para a pessoa autista, os problemas enfrentados pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias e o Geoparque Seridó.

Até o final de 2018, os vereadores e vereadoras promoveram também quatro Sessões Solenes em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de 40 anos pela Escola Estadual Tristão de Barros, em alusão ao Dia do Evangélico, ao Dia da Bíblia e aos 15 anos do Proerd em Currais Novos. Os parlamentares concederam o Título de Cidadão Curraisnovense a 26 pessoas.

No Plenário da Casa Legislativa aconteceu também o lançamento do projeto “Óleo Solidário”– iniciativa do Grupo de Escoteiros Monsenhor Paulo Herôncio e uma Mesa Redonda sobre a Consciência Negra. 2018 também ficou marcado pela doação de equipamentos de informática como impressoras e computadores a 11 Instituições Públicas.

Buscando facilitar o acesso à informação e ao Portal da Transparência, o site oficial da Câmara ganhou um layout moderno e responsivo que otimiza a navegação dos usuários. A mudança foi feita sem nenhum custo, aproveitando o contrato em vigor com a empresa responsável pelos serviços.

Já no final de 2018, os parlamentares também discutiram e votaram pautas importantes para o município como o Novo Código Tributário e o orçamento do Executivo para 2019. À Lei Orçamentária Anual, o Legislativo apresentou oito emendas que buscam assegurar investimentos prioritários em diversas áreas.