Segurança Pública de Currais Novos é pauta de reunião entre o Poder Legislativo Municipal e Estadual

O presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, vereador João Neto, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Francisco Wilton, e o major Moacir Galdino, comandante da 3ª CIPM, estiveram em Natal, na quinta-feira (14), reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Pereira e com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo para discutir demandas da Segurança Pública de Currais Novos.

De acordo com presidente da Câmara de Currais Novos, João Neto, das solicitações, a mais provável que aconteça é a instalação do Sistema de Videomonitoramento. “O projeto já foi feito e tem custo de R$300 mil para o Governo. O secretário informou que o Estado não tem esse valor para investir, mas existe a possibilidade de a Justiça disponibilizar R$200 mil. O restante seria dividido entre a Prefeitura e a Assembleia. Caso a Prefeitura não possa, a Câmara daria o valor. O presidente da Assembleia também afirmou que se a Justiça não fizer o repasse, ele colocaria uma Emenda Parlamentar”, explicou.

Outro ponto levado pelos vereadores para discussão, foi a abertura da Delegacia Civil em plantões no final de semana, para que não seja mais preciso ir até Caicó realizar o Boletim de Ocorrência. “Gostei do secretário. Ele foi bem transparente e não fez falsas promessas. Informou que hoje não tem condições de ter a Policial Civil, com delegacia regional, funcionando em Currais Novos mas que vai analisar a possibilidade. O que ele garantiu foi o funcionamento de 22 a 24 de março, durante o Cactus MotoFest”, contou João Neto.

As autoridades conversaram também sobre a possibilidade de Currais Novos ser um pólo dos Cursos De Formação de Policiais Militares do Estado, garantindo dessa forma, a permanência completa do efetivo quando estes cursos estiverem sendo realizados. “Para que isso aconteça é necessário mudar a Legislação. O deputado Ezequiel se comprometeu em conversar com a Governadora para que ela envie projeto de lei à Assembleia, em regime de urgência. Ele vai conversar com as Comissões para que isso seja votado o mais rápido possível”, destacou o presidente da Câmara de Currais Novos.