Cultura e juventude pautam discussão em Audiência Pública na Câmara de Currais Novos

Aconteceu na sexta-feira (5/4), a Audiência Pública proposta pela vereadora Tércia Lêda (PT) com o tema Organização e Resistência: cultura e juventude para transformar. A iniciativa contou com a participação da deputada estadual Isolda Dantas (PT). O evento teve início com apresentações culturais dos jovens da Batalha do Gueto, e dos músicos Débora Lunai e Alan Nascimento.

Para a vereadora Tércia Lêda, as experiência culturais são partes estruturantes da formação social e política dos indivíduos. “Nossas vivências nos constituem enquanto seres pensantes”, disse a parlamentar em sua fala de abertura. Também estiveram presentes as vereadoras Zefinha Moura e Leilza Palmeira.

Já a deputada Isolda Dantas sugeriu a construção de uma política pública para a juventude e destacou a possibilidade de destinar uma emenda parlamentar para a cultura de Currais Novos. Além disso, ela pediu que fosse encaminhado documento à Fundação José Augusto para que editais priorizem cidades de médio porte.

A organizadora da Batalha do Gueto, Marília Gabriela, destacou que o movimento hip hop propõe fazer pelo jovem o que o Poder Público não faz. “A periferia não tem acesso aos serviços, à educação crítica que liberta. A periferia não tem acesso à lazer, à cultura. A periferia não tem voz. O movimento hip hop se propõe a fazer isso pelo jovem”, falou.

Também participaram da Audiência Pública o prefeito Odon Júnior; Fábio Henrique da Fundação José Augusto; Márcia Melo, assessora da deputada Natália Bonavides; Maria das Vitórias da Polícia Civil; Francinaldo Moura, representante do Solar das Artes; Iara Carvalho, diretora da Casa de Cultura; Rayssa Aline, representante da Marcha das Mulheres; Ronaldo Gomes, presidente da Fundação Cultural e Luma Carvalho, do Conselho de Cultura.