Audiência Pública debate importância do combate ao bullying

15 Abr 2019 em Celinha, Ezequiel Pereira, João Neto, Leilza, Notícia, NOTÍCIAS, Rady Dias, Tércia Lêda, TV CÂMARA, TV câmara, ZEFINHA, Zefinha Moura

O Poder Legislativo Curraisnovense realizou na sexta-feira (12/04), Audiência Pública com o tema “Combate ao bullying nas Instituições de Ensino”. Para a propositora da Audiência, vereadora Celinha Dantas (PSDB),  o bullying pode e deve ser combatido com intervenções feitas por meio de desenvolvimento e capacitação do corpo docente.

“O bullying é uma agressão física ou psicológica contra alguém de maneira repetitiva ao longo do tempo. Para enfrentar o desafio do dia a dia escolar, seria necessário inserir na grade curricular uma nova disciplina que ensine às crianças e adolescentes a lidar melhor com as emoções. É importante que tanto o aluno, quanto familiares e toda a equipe escolar esteja esclarecida sobre o assunto”, destacou a parlamentar.

Representando o chefe do Poder Executivo, o secretário de educação, Jorian Pereira, destacou que é preciso combater, não deixar a violência crescer, buscar caminhos com equipe multidisciplinar e escolas acolhedoras.”Precisamos nos unir para combater dificuldades e diferenças, ensinar aos estudantes que é muito importante respeitar o próximo. Vamos sempre dialogar no sentido de minimizar os acontecimentos para que não tenhamos danos”, disse.

Na audiência, a jovem Mariana Tereza, relatou a própria experiência com o bullying e a depressão, e a importância do diálogo para vencer as dificuldades. “Eu vivi realmente um inferno, era algo que não me deixava levantar de manhã quando eu pensava que chegaria na escola e ouviria coisas não muito legais, muito pesadas. Agradeço aos professores que não me deixaram desistir de estudar”, desabafou.

Estiveram presentes o vereador Rady Dias, Ezequiel Pereira, o presidente de Poder Legislativo, vereador João Neto e as vereadoras Leilza Palmeira, Zefinha Moura e Tércia Lêda. Fizeram parte da Mesa, o presidente do CMDCA, Luzitércio da Silva; a secretária de Assistência Social, Ana Albuquerque; a secretária de saúde, Alana de Moraes; o secretário de Educaçã,o Jorian Pereira; a psicóloga, Iasmim Gomes e o pastor João Batista.

Também participaram do debate Noêmia Assunção do Conselho Tutelar; a ex-vereadora Maria Aparecida Othon; a professora Luma Carvalho; representando a RPTV, Matheus;  Ariele e Joise da Escola Ausônio Araújo; Lucas David e Lucas Mateus, representantes do projeto social “Outra maneira de pensar”; representando o deputado estadual, Francisco Medeiros, Judson; e o professor Marinilzo Santos.

A reunião foi finalizada com a apresentação de Tiago Camilo, recitando o cordel “Dorinha, a pequena gigante: a menina que venceu o bullying”. de Manoel Cavalcante.

Assista AQUI