Audiência Pública debate importância do combate ao bullying

O Poder Legislativo Curraisnovense realizou na sexta-feira (12/04), Audiência Pública com o tema “Combate ao bullying nas Instituições de Ensino”. Para a propositora da Audiência, vereadora Celinha Dantas (PSDB),  o bullying pode e deve ser combatido com intervenções feitas por meio de desenvolvimento e capacitação do corpo docente.

“O bullying é uma agressão física ou psicológica contra alguém de maneira repetitiva ao longo do tempo. Para enfrentar o desafio do dia a dia escolar, seria necessário inserir na grade curricular uma nova disciplina que ensine às crianças e adolescentes a lidar melhor com as emoções. É importante que tanto o aluno, quanto familiares e toda a equipe escolar esteja esclarecida sobre o assunto”, destacou a parlamentar.

Representando o chefe do Poder Executivo, o secretário de educação, Jorian Pereira, destacou que é preciso combater, não deixar a violência crescer, buscar caminhos com equipe multidisciplinar e escolas acolhedoras.”Precisamos nos unir para combater dificuldades e diferenças, ensinar aos estudantes que é muito importante respeitar o próximo. Vamos sempre dialogar no sentido de minimizar os acontecimentos para que não tenhamos danos”, disse.

Na audiência, a jovem Mariana Tereza, relatou a própria experiência com o bullying e a depressão, e a importância do diálogo para vencer as dificuldades. “Eu vivi realmente um inferno, era algo que não me deixava levantar de manhã quando eu pensava que chegaria na escola e ouviria coisas não muito legais, muito pesadas. Agradeço aos professores que não me deixaram desistir de estudar”, desabafou.

Estiveram presentes o vereador Rady Dias, Ezequiel Pereira, o presidente de Poder Legislativo, vereador João Neto e as vereadoras Leilza Palmeira, Zefinha Moura e Tércia Lêda. Fizeram parte da Mesa, o presidente do CMDCA, Luzitércio da Silva; a secretária de Assistência Social, Ana Albuquerque; a secretária de saúde, Alana de Moraes; o secretário de Educaçã,o Jorian Pereira; a psicóloga, Iasmim Gomes e o pastor João Batista.

Também participaram do debate Noêmia Assunção do Conselho Tutelar; a ex-vereadora Maria Aparecida Othon; a professora Luma Carvalho; representando a RPTV, Matheus;  Ariele e Joise da Escola Ausônio Araújo; Lucas David e Lucas Mateus, representantes do projeto social “Outra maneira de pensar”; representando o deputado estadual, Francisco Medeiros, Judson; e o professor Marinilzo Santos.

A reunião foi finalizada com a apresentação de Tiago Camilo, recitando o cordel “Dorinha, a pequena gigante: a menina que venceu o bullying”. de Manoel Cavalcante.

Assista AQUI