A exibição do player de áudio desta página depende de javascript.
Ir direto para menu de acessibilidade.

Arquivo do Poder Legislativo Curraisnovense vai ser disponibilizado na internet

 

500 mil páginas devem ser digitalizadas

 

Todos os documentos da Câmara Municipal de Currais Novos – desde 1946 até hoje – estão sendo digitalizados e vão ser disponibilizados no site seudocfacil.com.br até o final deste ano. A digitalização de documentos preserva e organiza o banco de dados da Casa, oferece um maior controle sobre as informações e facilita a busca por arquivos específicos.

O arquivo do poder legislativo Curraisnovense é composto por atas, leis, ofícios, requerimentos, decretos e processos de licitação. Para o presidente da Câmara, vereador João Neto, a digitalização dos documentos e disponibilização na internet vai facilitar o acesso do cidadão às informações. Ele espera que os próximos presidentes deem continuidade a esse trabalho .

“Acho que isso é um avanço porque as coisas mudaram. É um ponto de transparência para que qualquer cidadão tenha acesso aos documentos desta Casa. Nós temos o Portal da Transparência, mas estamos avançando ainda mais. Estamos preservando os documentos, a história do Poder Legislativo, destacou João Neto.

Cláudio Viriato, da FCL Gestão e Negócios, explicou que o trabalho da empresa é direcionado à parte de arquivologia, da organização e restauração de documentos. Após o processo de reorganização, os arquivos são digitalizados e disponibilizados em nuvem na internet para que o próprio órgão e a população tenha acesso.

“Como é um arquivo muito grande, estamos fazendo hoje um sistema de mutirão, mas a digitalização dos arquivos vai ser feita diariamente. Já começamos há duas semanas, adiantamos 90% do ano de 2017 e uma boa parte de 2018. É um trabalho novo que estamos desenvolvendo em algumas Câmaras e Prefeituras do RN”, disse Viriato.

O uso de scanner de última geração, que lê até 100 páginas por minuto – frente e verso, é um diferencial que dá agilidade ao trabalho e que vai facilitar a busca dentro do site por utilizar a leitura em Reconhecimento Óptico de Caracteres – OCR. Com essa tecnologia, ao digitar uma palavra chave o sistema filtra os documentos em que aquele trecho aparece.

Com a digitalização de todo o arquivo, o Poder Legislativo evita perder qualquer documento. “O arquivo material vai permanecer na Casa, mas com esse trabalho qualquer acidente que venha a acontecer, não vai haver a perda de nenhum documento sequer. Eu acho que é muito importante pra Casa, pra sociedade, esse novo trabalho que estamos implantando na Casa Legislativa”, ressaltou o presidente João Neto.

Outro ponto importante é a restauração de documentos antigos. “É fisiológico. Esse desgaste nos papéis é natural então nós fazemos a restauração do documento para conservar e preservar a originalidade dos documentos de forma que são feitas cópias dos documentos originais e essas cópias é que são digitalizadas”, explicou Viriato.

 

Texto: Priscila Adélia Pontes