Ir direto para menu de acessibilidade.

Arquivo do Poder Legislativo Curraisnovense vai ser disponibilizado na internet

500 mil páginas devem ser digitalizadas

Todos os documentos da Câmara Municipal de Currais Novos – desde 1946 até hoje – estão sendo digitalizados e vão ser disponibilizados no site seudocfacil.com.br até o final deste ano. A digitalização de documentos preserva e organiza o banco de dados da Casa, oferece um maior controle sobre as informações e facilita a busca por arquivos específicos.

O arquivo do poder legislativo Curraisnovense é composto por atas, leis, ofícios, requerimentos, decretos e processos de licitação. Para o presidente da Câmara, vereador João Neto, a digitalização dos documentos e disponibilização na internet vai facilitar o acesso do cidadão às informações. Ele espera que os próximos presidentes deem continuidade a esse trabalho .

“Acho que isso é um avanço porque as coisas mudaram. É um ponto de transparência para que qualquer cidadão tenha acesso aos documentos desta Casa. Nós temos o Portal da Transparência, mas estamos avançando ainda mais. Estamos preservando os documentos, a história do Poder Legislativo, destacou João Neto.

Cláudio Viriato, da FCL Gestão e Negócios, explicou que o trabalho da empresa é direcionado à parte de arquivologia, da organização e restauração de documentos. Após o processo de reorganização, os arquivos são digitalizados e disponibilizados em nuvem na internet para que o próprio órgão e a população tenha acesso.

“Como é um arquivo muito grande, estamos fazendo hoje um sistema de mutirão, mas a digitalização dos arquivos vai ser feita diariamente. Já começamos há duas semanas, adiantamos 90% do ano de 2017 e uma boa parte de 2018. É um trabalho novo que estamos desenvolvendo em algumas Câmaras e Prefeituras do RN”, disse Viriato.

O uso de scanner de última geração, que lê até 100 páginas por minuto – frente e verso, é um diferencial que dá agilidade ao trabalho e que vai facilitar a busca dentro do site por utilizar a leitura em Reconhecimento Óptico de Caracteres – OCR. Com essa tecnologia, ao digitar uma palavra chave o sistema filtra os documentos em que aquele trecho aparece.

Com a digitalização de todo o arquivo, o Poder Legislativo evita perder qualquer documento. “O arquivo material vai permanecer na Casa, mas com esse trabalho qualquer acidente que venha a acontecer, não vai haver a perda de nenhum documento sequer. Eu acho que é muito importante pra Casa, pra sociedade, esse novo trabalho que estamos implantando na Casa Legislativa”, ressaltou o presidente João Neto.

Outro ponto importante é a restauração de documentos antigos. “É fisiológico. Esse desgaste nos papéis é natural então nós fazemos a restauração do documento para conservar e preservar a originalidade dos documentos de forma que são feitas cópias dos documentos originais e essas cópias é que são digitalizadas”, explicou Viriato.