Novo sistema dá transparência à tramitação de documentos

Servidores públicos participaram de treinamento online

A Câmara Municipal de Currais Novos implementou um novo sistema de protocolo de documentos que facilita o acesso e controle dos processos que tramitam na Casa, além de dar mais transparência. Do gabinete, pelo computador, o parlamentar e seu assessor podem consultar e saber em qual setor o processo se encontra.

A tramitação eletrônica permite uma pesquisa simplificada em tempo real. Para a secretária executiva da Câmara, Edjane Oliveira, o novo sistema é um avanço na organização administrativa do Poder Legislativo e possibilita uma gestão eficaz dos processos.

“O assessor parlamentar acompanha o trâmite do documento pelo computador ou pelo celular, pois o sistema gera uma etiqueta em formato de qr code. Além disso, sempre que uma nova atividade é realizada, eles são notificados por e-mail, o que facilita a contagem dos prazos de tramitação dos projetos de lei nas Comissões”, destacou Oliveira.

Todos os requerimentos – mecanismos oficiais de solicitação à Prefeitura – feitos pelos parlamentares recebem um número no setor de Protocolo. Os projetos de lei – de autoria do Poder Legislativo ou do Poder Executivo – também recebem um número, são encaminhados à Secretaria e destinados às Comissões para depois serem lidos e votados em Sessão Ordinária.

A mudança foi promovida em atendimento a um requerimento feito e assinado pelos parlamentares que pedia a implantação de um sistema que facilitasse a busca dos documentos para que cada vereador e vereadora acompanhasse de forma online o trâmite dos processos.

Escrito em: 18 de agosto de 2020