Vereadores eleitos são diplomados em evento virtual

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a escolha pelo formato remoto se baseia no avanço da pandemia do novo coronavírus no Estado

A solenidade de diplomação dos parlamentares eleitos para a legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal de Currais Novos foi realizada na tarde desta quarta-feira (16) em evento virtual. A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021.

O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal, elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo.

De acordo com a Constituição Federal, a composição das Câmaras leva em conta o número de habitantes da cidade. Como Currais Novos tem entre 30 e 50 mil habitantes, o Poder Legislativo deve ser composto por 13 membros para representar os cidadãos.

Para um mandato de quatro anos foram reeleitos os vereadores Edmilson Sousa (PROS), Ezequiel Pereira (PP), Marquinhos Xavier (DEM), Sebastião Cabral (PP) e Leilza Palmeira (Cidadania). Os oito novos parlamentares são: Cleyber Trajano (Republicanos), Daniel Bezerra (PSB), G Charles Dantas (PSC), Iranilson Medeiros (PSOL), João Gustavo (PROS), Jorian Santos (PT), Lucieldo Silva (Solidariedade) e Mattson Ranier (PT).

A atual composição da Câmara Municipal de Currais Novos é a seguinte: João Neto (presidente), Ezequiel Pereira (vice-presidente), Ausônio Talis (primeiro-secretário), Marquinhos Xavier (segundo-secretário), Carlos Magno, Rady Dias, Edmilson Sousa, Francisco Wilton, Sebastião Cabral, Tércia Lêda, Zefinha Moura, Leilza Palmeira e Celinha Dantas.

Texto: Priscila Adélia Pontes | jornalista legislativa