Desde sua fundação, Câmara de Currais Novos teve nove mulheres vereadoras

Fundada em 12 de abril de 1948, a Câmara Municipal de Currais Novos completa em 2018, 70 anos. Até aqui, nove mulheres fizeram parte do Poder Legislativo curraisnovense. Em 2015, pela primeira vez, uma vereadora ocupou a presidência da Casa. Nesse mesmo ano, a Mesa Diretora da Casa Legislativa foi composta quase que exclusivamente por mulheres.

Aurina Vieira da Silva foi a primeira vereadora da cidade (1959 a 1962), Maria de Lourdes Dantas, a segunda (janeiro de 1977 a janeiro de 1983). Em 1993, Terezinha Soares de Barros Lins e Maria Rita Albuquerque se tornam vereadoras e fizeram parte da Mesa Diretora da Câmara, tendo Maria Rita sido a primeira mulher a ocupar a vice-presidência, em 1995. Em 2009, Maria Aparecida Alves Othon (Dadá) foi a quinta mulher a ser vereadora pelo município de Currais Novos.

Em 2013, as vereadoras Josefa Maria da Silva Moura e Gilcélia Maria Dantas de Medeiros são eleitas. Josefa Moura (Zefinha), é a primeira mulher a ser escolhida pelos edis para assumir a presidência do Poder Legislativo Municipal (2015-2016).  Foi ainda nesse biênio que a Mesa Diretora da Câmara foi preenchida quase que exclusivamente por mulheres, tendo a seguinte composição: Zefinha (presidência), Celinha (vice-presidência) e Maria Aparecida (1ª secretária).

Em 2017, ano em que a Câmara Municipal completou 69 anos, além das reeleições de duas vereadoras, foram eleitas Tércia Lêda e Leilza Palmeira, totalizando nove o número de mulheres a ocuparem uma cadeira no plenário em 70 anos de fundação da Câmara Municipal de Currais Novos.