Desde sua fundação, Câmara de Currais Novos teve nove mulheres vereadoras

08 Mar 2018 em CELINHA, Leilza, NOTÍCIAS, Tércia Lêda, TV CÂMARA, ZEFINHA, Zefinha Moura

Fundada em 12 de abril de 1948, a Câmara Municipal de Currais Novos completa em 2018, 70 anos. Até aqui, nove mulheres fizeram parte do Poder Legislativo curraisnovense. Em 2015, pela primeira vez, uma vereadora ocupou a presidência da Casa. Nesse mesmo ano, a Mesa Diretora da Casa Legislativa foi composta quase que exclusivamente por mulheres.

Aurina Vieira da Silva foi a primeira vereadora da cidade (1959 a 1962), Maria de Lourdes Dantas, a segunda (janeiro de 1977 a janeiro de 1983). Em 1993, Terezinha Soares de Barros Lins e Maria Rita Albuquerque se tornam vereadoras e fizeram parte da Mesa Diretora da Câmara, tendo Maria Rita sido a primeira mulher a ocupar a vice-presidência, em 1995. Em 2009, Maria Aparecida Alves Othon (Dadá) foi a quinta mulher a ser vereadora pelo município de Currais Novos.

Em 2013, as vereadoras Josefa Maria da Silva Moura e Gilcélia Maria Dantas de Medeiros são eleitas. Josefa Moura (Zefinha), é a primeira mulher a ser escolhida pelos edis para assumir a presidência do Poder Legislativo Municipal (2015-2016).  Foi ainda nesse biênio que a Mesa Diretora da Câmara foi preenchida quase que exclusivamente por mulheres, tendo a seguinte composição: Zefinha (presidência), Celinha (vice-presidência) e Maria Aparecida (1ª secretária).

Em 2017, ano em que a Câmara Municipal completou 69 anos, além das reeleições de duas vereadoras, foram eleitas Tércia Lêda e Leilza Palmeira, totalizando nove o número de mulheres a ocuparem uma cadeira no plenário em 70 anos de fundação da Câmara Municipal de Currais Novos.