Câmara sedia lançamento do projeto “Óleo Solidário”

Meio Ambiente será beneficiado com o reaproveitamento e destinação adequada do resíduo.

O lançamento do projeto “Óleo Solidário” – parceria entre o Grupo de Escoteiros Monsenhor Paulo Herôncio e a empresa INDAMA, líder em coleta de óleo vegetal saturado no Nordeste – aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no Plenário Vereador Antônio Othon Filho, da Câmara de Currais Novos. Estiveram presentes representantes das escolas municipais Salustiano Medeiros e Trindade Campelo, e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Ao todo dez escolas municipais terão Ecopostos para recolhimento do óleo de cozinha usado. Segundo o diretor-presidente do grupo de Escoteiros, Adriano Saraiva, o projeto pretende envolver toda a comunidade: casas, escolas e instituições públicas e privadas. “O projeto ‘Óleo Solidário’ dará um fim correto ao produto, ajudando ao meio ambiente e evitando a contaminação da natureza, da água. Também servirá para a manutenção de outros projetos”, explicou Saraiva.

O vereador e diretor-administrativo dos Escoteiros, Ausônio Talis, destacou que a ação não vai ajudar somente ao grupo mas a comunidade. “O dinheiro arrecadado será reinvestido nas crianças da cidade”, disse. A INDAMA disponibiliza tambores com capacidade de 50 litros cada e compra o óleo de fritura usado para reutilizar na fabricação de sabão artesanal e biocombustíveis.

Texto: Priscila Adélia Pontes | Jornalista Legislativa