Assessor Parlamentar: quem é e o que faz.

Você sabe o que faz o Assessor Parlamentar? O assessor é a pessoa contratada por um político eleito para auxiliar no trabalho durante o mandato. Ele é o braço direito do parlamentar e o elo entre o político e a população pois as demandas da comunidade sempre passam por ele.

Uma das atribuições do Assessor Parlamentar é fazer a prestação de contas da verba indenizatória que cada integrante do Poder Legislativo tem direito. Ele também redige e protocola os requerimentos, ofícios, memorandos e projetos de lei de autoria do edil; auxilia na organização das Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes; atende ao público nos gabinetes e gerencia as redes sociais dos edis.

Segundo Daniel Medeiros, que presta serviço ao vereador Sebastião Cabral, uma das várias atribuições do assessor é cuidar das matérias que chegam ao gabinete, da análise e parecer de projetos de lei junto com o edil. Medeiros também é estudante de Contabilidade e ressalta a importância da mudança da verba remuneratória para verba indenizatória, que dá mais segurança ao parlamentar e ao assessor responsável pela prestação de contas.

O Assessor não tem qualquer vínculo com a Câmara Municipal. A prestação de serviço é estabelecida por contrato entre o vereador e o profissional. O valor da verba indenizatória correspondente para o pagamento da Assessoria ou Consultoria Especializada é definido por Lei 3.298 de 2016. Ao todo, 24 profissionais assessoram os vereadores curraisnovenses.