Consciência Negra é tema de Mesa Redonda na Câmara Municipal

Mesa Redonda do Dia da Consciência Negra aconteceu nesta quarta-feira (21), no Plenário Vereador Antônio Othon Filho. A proposição foi da vereadora Tércia Lêda e teve como objetivo discutir a igualdade racial.

“Foram abordados temas como o preconceito com as religiões de matriz africana, violência e preconceito contra a pessoa negra e especialmente contra a mulher negra”, destacou a vereadora.

Na oportunidade, Dorinha do Nascimento, mulher negra que sempre esteve à frente das lutas do povo de Currais Novos, foi homenageada.

Outro fato importante, discutido no evento foi a aprovação da Lei 3.392 – de autoria da vereadora Tércia Lêda – que autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Festival da Consciência Negra do Seridó com o objetivo de valorizar a cultura negra e combater o racismo.

O dia 29 de novembro ficou definido como data central para a comemoração da Consciência Negra do Seridó por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares – pioneiro na luta contra a escravidão.

Participaram do evento estudantes, professores, Socorro Cruz (representação do povo quilombola); Rodrigo do Movimento Enegrecer; Sol Saldanha e Rayssa Aline (Marcha das Mulheres); Casa Espírita de Pai Diogo; Ronaldo Gomes (presidente da Fundação José Bezerra Gomes); Luma (Casarão de Poesia); Marília (Batalha do Gueto) e Lauro e Paula Érika (da equipe técnica da Secretaria de Saúde)

Texto: Priscila Adélia Pontes | Jornalista