Inventário Cultural de Currais Novos é debatido em Audiência Pública

O Poder Legislativo Curraisnovense realizou uma Audiência Pública para debater o Inventário Cultural do Município, nesta segunda-feira (30/09). A iniciativa foi do vereador Marquinhos Xavier que recebeu os professores da UFRN que estão a frente do projeto, Gabriela Bon e Márcio Santiago e trabalham em parceria com a Prefeitura Municipal. Prestigiaram a Audiência, os vereadores Sebastião Cabral e Ausônio Talis.

Para o propositor da Audiência Pública, vereador Marquinhos Xavier, esse momento é um divisor de água para o Turismo de Currais Novos, “O Inventário Cultural vai trazer um ganho enorme para o Turismo. Hoje o GeoParque é uma realidade e vamos dar um salto grande a partir desse trabalho apresentado hoje”, concluiu.

Os docentes repassaram informações sobre o início do projeto de Inventário e sobre o andamento até o presente momento. Além de destacar ações que estão sendo pensadas para o futuro. Na Audiência Pública foi mostrado como é o passo a passo do Inventário Cultural até chegar no processo de tombamento, que é a parte final do processo.

Para a professora Gabriela Bon, a realização da Audiência Pública para apresentar o andamento do inventário é muito importante. “Sentimos a necessidade de construir o inventário a partir daquilo que a cidade apresentava de mais bonito e que precisava ser preservado. Todo esse patrimônio que saltava aos meus olhos estava pronto para ser preservado e valorizado”, argumentou.

Já o professor e coordenador do Departamento de Letras do Campus Currais Novos da UFRN, Márcio Santiago, destacou que a Universidade tem o compromisso de gerar conhecimento e produzir ciência e entregar esse conhecimento cientìfico para a sociedade. “Fica aqui nosso agradecimento pela Câmara abrir esse canal de debate com a população de Currais Novos”, disse.

Estiveram presentes o presidente da Fundação Cultural, Ronaldo Gomes; a coordenadora da Secretaria de Turismo, Socorro Góis, o secretário municipal de Turismo, Júnior Brito; a vice-coordenadora do Inventário Cultural, Raianne Kely e a coordenadora do projeto GeoParque Seridó e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Janaína Medeiros.