Câmara recebe Escola Salustiano Medeiros e debate melhorias

Os 309 alunos da Escola Municipal Professor Salustiano Medeiros foram representados pelas alunas Micarla Graziele e Ana Júlia que utilizaram a tribuna do auditório da Câmara, durante a Audiência Pública que marcou o início do projeto “A Escola que queremos”, idealizado pelo vereador Mattson Ranier e pela professora Jacioneide Silva.

A escola que Micarla Graziele quer é uma que dê mais conforto à classe estudantil, com salas climatizadas e quadra com cobertura. Já as reivindicações de Ana Júlia apontaram a necessidade de aulas extra-curriculares e debates para melhorar a oratória dos alunos.

O vereador Mattson Ranier se comprometeu a destinar emenda impositiva para aquisição de aparelhos de ar-condicionado para a escola, para que ela receba mais dois além dos previstos pela gestão municipal. Durante a Audiência, o secretário de Educação adiantou que, em 2024, cada escola terá duas salas climatizadas e que a secretaria estuda a viabilidade de implantar energia solar nas escolas.

O vice-diretor da escola, Luciano Pereira, falou sobre os desafios estruturais enfrentados pela comunidade escolar, apontando que a climatização é essencial. “A Escola de tempo integral requer transformação interna e externa. Temos um corpo docente excelente, dedicados para contribuir com a aprendizagem. O físico de nossas escolas precisa ser visto de uma forma que venha a contribuir com o desenvolvimento”, afirmou

De acordo com o secretário de Educação, Joelmir Soares, a infraestrutura da escola será adequada à realidade de uma Escola em Tempo Integral. “Quando chegar a hora, a escola vai passar por todas essas mudanças. O Governo tem a obrigatoriedade de se adequar e ele vai entender, que aderindo à Escola em Tempo Integral, a escola vai ter que ter área de esporte, sala climatizada, cozinha preparada, salas amplas, banheiro com chuveiro, espaço de lazer e outras coisas”, disse.

Estiveram presentes diversos estudantes e docentes; representante de pais, Maria de Fátima Silva; representante dos alunos, Jaime Emanuel dos Santos; representante dos professores, Neilma Maria da Rocha; e a coordenadora de Educação, Yuma Ferreira.

Reveja a trasmissão ao vivo