Em Brasília, Legislativo conquista Troféu Presidente Destaque e Medalha TOP

O Legislativo de Currais Novos foi destaque em Brasília nesta semana, durante o Congresso Nacional de Legislativos e Gestores Municipais, por ter conquistado o Troféu Presidente Destaque e a Medalha TOP Legislativo. O evento marcou a comemoração de 59 anos da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Do Rio Grande do Norte, 25 presidentes de Câmaras Municipais receberam o Troféu Presidente Destaque e apenas nove vereadores receberam a Medalha TOP Legislativo.

O presidente da Câmara de Currais Novos, vereador Cleyber Trajano, foi um dos 25 presidentes do RN a receber o Troféu Presidente Destaque por causa da boa gestão e ações desenvolvidas. A solenidade de entrega aconteceu nesta quinta (7). “Esse prêmio divido com toda a minha equipe de gabinete, todos os funcionários da Câmara, todos os colegas vereadores que confiaram no nosso nome para representar o nosso Poder Legislativo, a minha família que sempre está do nosso lado apoiando as nossa decisões e ao povo de Currais Novos”, disse.

Na quarta (6), a Casa Legislativa já havia sido destaque por meio de Rayssa Batista que foi homenageada com a Medalha TOP Legislativo. Dos nove vereadores do RN, Rayssa Batista foi a única vereadora que teve o trabalho reconhecido pelo compromisso com resultados positivos para a população e valorização do parlamento. Para ela, é uma emoção indescritível em apenas cinco meses de mandato estar entre os 50 parlamentares homenageados nacionalmente e ter o trabalho, compromisso e dedicação reconhecidos.

A comitiva que esteve em Brasília para participar do Congresso Nacional de Legislativos e Gestores Municipais foi composta também pelo vice-presidente, vereador Jorian Santos. De acordo com Jorian Santos, o momento foi de aprendizado e formação. O vice-presidente, assim como os outros dois parlamentares, aproveitou a oportunidade para articular recursos de emendas parlamentares para a cidade, especialmente para a assistência às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele também visitou a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) para tratar das novas políticas públicas em agricultura familiar.

A Importância das corregedorias e ouvidorias, Mulheres na Política, A Nova Lei da Improbidade Administrativa, Lei Orçamentária dos Municípios, Reforma Tributária foram algumas das palestras promovidas pelo Congresso Nacional de Legislativos e Gestores Municipais. A União dos Vereadores do Brasil tem abrangência nacional e o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo Municipal, apresentando temas para a qualificação dos gestores, vereadores e vereadoras e promover a integração entre os membros das câmaras municipais do país.

Ações reconhecidas pela União dos vereadores do Brasil

Para conceder ao Legislativo Currais-novense o Troféu Presidente Destaque, a banca avaliadora da UVB considerou as seguintes ações do presidente Cleyber Trajano: finalização do processo para instalação de painéis de energia solar, reajuste salarial dos servidores através do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o empenho para realização de novo concurso público e a modernização com a instalação de um novo elevador.

Já para a Medalha TOP Legislativo, a banca avaliadora da UVB analisou o desempenho político da vereadora com a realização de diversas ações, entre elas: a Feira Mulheres do Seridó, Audiências Públicas, ações de combate à violência contra a mulher, projeto Câmara Jovem, caravana “Rayssa no meu bairro”, o “Rayzap” e também a articulação de diversas emendas parlamentares para a saúde, mulheres, agricultura familiar e esporte.