Legislativo homenageia o Centro de Ensino Rural

“A gente não tem palavras pra expressar o quão gratificante é este momento de estar aqui sendo homenageado, tendo o nosso trabalho reconhecido. Estou há 26 anos no Centro Rural. É um trabalho magnífico. A gente se emociona todo dia. Hoje foi um dos dias. Estava dando aula e uma criança, Matheus, chegou para mim e pediu para ler no quadro. Eu me emocionei com a leitura que ele fez. A gente vê que o nosso trabalho está fluindo apesar de todas as dificuldades”, disse o professor Victor Tavares Neto na tribuna do auditório da Câmara, nesta quinta (30).

O trabalho desenvolvido pelo Centro Municipal de Ensino Rural Professora Rosângela da Silva foi reconhecido em Sessão Solene, realizada pela Câmara Municipal de Currais Novos, por proposição do vice-presidente da Casa, vereador professor Jorian Santos. A instituição completa 31 anos de atuação. Atualmente, conta com 35 servidores e 211 alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, distribuídos em nove Unidades de Ensino e um Centro Infantil.

Para Jorian Santos, a homenagem é uma forma de reconhecer a relevância da instituição para a sociedade. “É muito emocionante ouvir os relatos. Esse é um momento de aprendermos, de tirarmos encaminhamentos importantes para o futuro. Reconhecemos a importância de quem já esteve à frente e a partir de agora nós entendemos que é importante referendar essa homenagem com mais atenção, com mais respeito e com mais trabalho em prol do Centro Municipal de Ensino Rural”, destacou.

A coordenadora Yelina Veronika afirmou que a educação do campo resiste e luta junto às comunidades por melhorias de acesso e permanência no campo. Ela falou sobre a necessidade de sede própria para o Centro de Ensino Rural e espaços de lazer para as crianças. “Não posso deixar de aproveitar a oportunidade para solicitar um olhar mais cuidadoso com as nossas escolas. Que se possa pensar em executar projetos de manutenção, ampliação. Há que se ter um olhar para a condição das estradas e valorização profissional”, argumentou.

A partir das falas dos presentes, o mandato do vereador professor Jorian Santos pretende realizar visitas visita às unidades e traçar um planejamento para que, no futuro, seja possível entregar aos estudantes escolas com mais qualidade. Para ele, o momento foi de aprendizado por ter sido possível ouvir os que fazem o Centro de Ensino Rural e reforçar que o papel da Casa do Povo é ouvir, aprender e tentar traçar novas metas de futuro.

Foram homenageados os ex-diretores:

Isabel de Oliveira Mendes
Maria das Graças dos Santos de Araújo Nunes
Maria Erileide dos Santos Almeida
Yelina Veronika dos Santos e Silva

E os funcionários atuais:

Adélia Maria Barbosa de Souza
Ana Deyse Abdias
Ana Maria de Sousa Silva
Ana Zuleide Cortêz Costa
Ananília Regina da Silva Rocha
Edilma Batista Sales Araújo
Ednalva Barbosa Pontes
Iranilda Santana Silva
Maria Rosineide Justino
Suerly Soares de Lira da Costa
Teresa Cristiana de Oliveira
Victor Tavares Neto

Estiveram presentes professores, pais e alunos das diversas unidades escolares; o secretário de Educação, Joelmir Soares; a 1ª diretora do Centro Municipal de Ensino Rural, Isabel Mendes; a professora Suerly Soares; a diretora Ana Maria de Sousa e Barbosa. A Sessão Solene foi iniciada com uma apresentação dos estudantes da Unidade XVIII Leonardo Banhos Marinho, do povoado Maxinaré.

As nove Unidades de Ensino distribuídas pelas comunidades rurais são:

Unidade de Ensino III – Francisco Brandão, no sítio Bom Jardim
Unidade de Ensino IV – Cirilo Marinho, na fazenda Bonifácio