Unidade de Conservação Serra das Araras vai proteger animais e plantas da Caatinga

O papagaio-verdadeiro e a arara-maracanã são apenas duas das 232 espécies de aves que vivem na região onde o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) propõe criar a Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Serra das Araras, que abrange as cidades de Currais Novos, Cerro Corá e São Tomé. O objetivo da Unidade de Conservação é proteger plantas e animais da Caatinga.

Nesta quarta (6), o Idema apresentou o projeto à sociedade civil em Audiência Pública, realizada na Câmara de Currais Novos, em parceria com o vereador João Gustavo. Em 2021, o parlamentar havia solicitado ao Governo do Estado a criação de uma Unidade de Conservação. Também foram catalogadas 126 espécies de plantas, entre elas a umburana-de-cheiro e a craibeira, além de nove espécies de mamíferos como o gato-mourisco e o gato-do-mato-pequeno.

“Muitos investimentos de parques eólicos e usinas fotovoltaicas estavam sendo instalados na região e a gente não via a compensação ambiental. A gente tinha medo da deterioração do meio ambiente. A Caatinga é um bioma único, pois só existe aqui no nosso semiárido. O objetivo é proteger o nosso patrimônio ambiental. O intuito não é parar os investimentos de energias renováveis, mas ter uma proteção do nosso bioma”, argumentou o vereador João Gustavo.

A criação da maior área protegida da Caatinga no RN, foi pensada em conjunto com a sociedade, pesquisadores da UFRN e grupos como o Seridó Vivo. Após a etapa da realização das audiências nos municípios, o projeto vai para análise jurídica na Procuradoria Geral do Estado e depois para o gabinete civil do Governo para que a Unidade de Conservação seja criada via decreto. A expectativa é que a Unidade de Conservação passe a existir legalmente no primeiro semestre de 2024.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, Ilton Soares, o REVIS deve estimular o fortalecimento do Geoparque Seridó, o turismo ecológico, a educação ambiental, visitação de pesquisa, a agricultura e a pecuária de baixo impacto. Não são compatíveis as atividades que alteram a paisagem como a mineração e instalação de empreendimentos de energia eólica e fotovoltaica.

Em Currais Novos, o REVIS vai abranger as comunidades da Fazenda Pitombeira e Barreiro da Ema. A prefeitura é favorável à criação da Unidade de Conservação que está localizada na encosta da Serra de Santana, próximo às nascentes do Rio Potengi.

Para o prefeito Odon Júnior, a Unidade de Conservação vai garantir que a área seja preservada para as futuras gerações e, atrelado ao Geoparque Seridó, será um atrativo para visitação. “Hoje a gente tem muitos empreendimentos eólicos, solares, de mineração, na nossa região, que são importantes para o desenvolvimento, mas é preciso também que a gente garanta algumas áreas de conservação que não sejam afetadas por esses investimentos”, afirmou.

Estiveram presentes os vereadores Mattson Ranier, Ezequiel Pereira e Daniel Bezerra; representantes da UFRN; do grupo Seridó Vivo; Geoparque Seridó; MPRN; Secretaria de Estado do Turismo; a vice-prefeita Ana Albuquerque; sociedade civil; proprietários de terras, produtores e agricultores que tiraram dúvidas com os técnicos do Idema.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Acesse a GALERIA DE FOTOS