Vereadores são homenageados pela Academia Curraisnovense de Artes e Letras

Os vereadores Mattson Ranier e João Gustavo foram homenageados por contribuírem com a valorização e fortalecimento da cultura durante a cerimônia de posse dos novos acadêmicos da Academia Curraisnovense de Artes e Letras (ACAL), realizada na quarta-feira (21), no auditório da Câmara Municipal. O evento aconteceu seguindo todos os protocolos de biossegurança determinados pelas autoridades sanitárias.

Mattson Ranier destacou a satisfação de fazer parte da ação, de tirar a ACAL do papel e deixar esse legado. Ele afirmou que a cultura é uma pauta fundamental do mandato. “Tenho a honra de ser anfitrião desse momento junto com o vereador João Gustavo. A minha missão é de catalisador. Imagino que onde estou hoje eu posso ser um catalisador de sonhos”, disse.

Já João Gustavo, em seu discurso, garantiu que o objetivo do mandato é valorizar a história e o patrimônio cultural da cidade. “A Academia vem para efetivar a arte e a escrita, para imortalizar e transcender às futuras gerações porque a escrita é imortal e, hoje, a ACAL vem abraçar todos os aspectos da arte e da cultura como as artes plásticas e cênicas”, explicou.

Para o presidente provisório da ACAL, Mário Lourenço, a Academia vai dar mais visibilidade à cultura, fortalecer e incentivar as expressões artísticas. “A ACAL ressurge e surge com um novo formato, congregando membros fundadores, como eu, e passando a integrar outros artistas, expressões nos vários campos da arte”, disse.

Em discurso durante a cerimônia, a presidenta da Comissão Especial da ACAL , Maria Maria, convidou os artistas a fazerem parte do projeto. “O sonho da gente é ver a Academia funcionando. Desejo que ela tenha vida longa, que a arte perdure, que novos artistas se empenhem nesse projeto e que eles nos procurem para que a gente possa fazer da ACAL um marco na história de Currais Novos”, frisou.

Estiverem presentes a vice-prefeita, Ana Albuquerque; o diretor da 9ª Direc, Agnaldo Brito; o presidente da Fundação Cultural, Ronaldo Gomes; a secretária de Educação Lourdes Julião, e os novos integrantes da ACAL, Assis Costa, João Batista, Celso Bezerra, Francisco das Chagas Guimarães, Mércio Pereira Gomes e Wescley Gama, responsável pela apresentação cultural.

Texto e foto: Priscila Adélia Pontes