Sessão Solene homenageou atuação dos Conselhos com foco na criança e no adolescente

“Currais Novos hoje serve de referência. É um exemplo para outros municípios no que se refere à atuação dos Poderes e da sociedade civil na manutenção, proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, graças a atuação efetiva do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, disse o vereador João Gustavo em sua fala de abertura na Sessão Solene que homenageou os 30 anos de atuação dos Conselhos.

O parlamentar também relembrou, durante o evento realizado na quinta-feira (16), a dedicação da irmã Ananília na causa, destacou a atuação do juiz Marcos Vinícius e concluiu o pronunciamento reafirmando o compromisso de fortalecer os Conselhos e as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Durante o evento, ocorreu uma apresentação cultural das alunas Tamara Silva e Elen Silva, do projeto Arte nos pés.

Para o presidente do CMDCA, Luzitércio Albuquerque, a implementação do FIA, em 2011, foi um um divisor de águas na história do Conselho. “Mais de R$1 milhão tem sido investido na política da criança e do adolescente em Currais Novos. Mais de 10 mil crianças e adolescentes já foram atendidos em projetos sociais. O nosso papel é transformar vidas, dar esperança às crianças e adolescentes”, afirmou.

O líder da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Mattson Ranier, reforçou a importância da integração das políticas públicas e de todos os atores envolvidos no processo que se dedicaram e se dedicam a construir essas políticas. “Nós, enquanto mandato, podemos abrir as portas e deixar que essas vozes usem o nosso espaço, dentro da Câmara Municipal, para construir a política pública com a gente”, finalizou.

Na Sessão Solene, Luzitércio Albuquerque e a presidenta do Conselho Tutelar, Noêmia Assunção, foram homenageados, juntamente com os ex-presidentes e ex-conselheiros: Maria Dalva Caldas; Maria Iaci Pereira; Adaildo Santos; Sônia Maria Bezerra; Maria Aparecida Alves Othon (Dadá); Luciano Oseas; Judson Pereira e Célia Maria da Silva.

Fizeram parte da Mesa, o vereador Cleyber Trajano, representando a presidência da Casa; a integrante da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leilza Palmeira; e a vice-prefeita Ana Albuquerque. Também estiveram presentes os vereadores Iranilson Medeiros, Daniel Bezerra, Jorian Santos, a ex-vereadora Zefinha Moura e convidados.