Legislativo promove capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Nesta terça-feira (21), às 7h30, será realizada uma formação para coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino com o tema “Câncer infantojuvenil: como reconhecer possíveis sintomas?”. O evento é idealizado pelo vereador professor Jorian Santos em parceria com a Casa de apoio à criança com câncer Durval Paiva e as secretarias municipais de Educação e de Saúde.

“Reafirmar a importância do diagnóstico precoce, mostrar aos coordenadores pedagógicos quais os possíveis sinais para que isso seja replicado nas unidades básicas de educação de Currais Novos, de forma que possamos ter um olhar criterioso sobre os casos que temos na rede municipal de ensino”, afirmou Jorian Santos.

Duas palestrantes da Casa Durval Paiva vão conduzir o evento que acontece no auditório da Casa Legislativa: a coordenadora do diagnóstico precoce Rilvana Campos e a coordenadora pedagógica Sandra Fernandes. Além dos coordenadores pedagógicos, os cidadãos interessados pelo tema também podem participar.

De acordo com dados divulgados por Jorian Santos, em 2021, o RN teve 130 novos casos, um aumento de 18,5% no número de casos diagnosticados de câncer infantojuvenil. “Além de tudo, nós estamos passando por uma pandemia o que tem trazido sequelas e dificuldades nas proposições de diagnóstico”, argumentou.

O Setembro Dourado, mês de combate e conscientização do câncer infantojuvenil, foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas do câncer, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

Texto e foto: Priscila Adélia Pontes