Poder Legislativo quer fortalecer Associações

A criação de um Fórum Municipal de Economia Solidária, emissão da carteira do artesão e melhorias para que produtores rurais possam conviver com a seca, como a construção de barreiros, foram algumas das demandas apresentadas pelas Associações na Audiência Pública realizada pelo vereador Daniel Bezerra nesta segunda-feira (20).

Participaram do evento as Associações do Alto de Santa Rita, Mirador, Cachoeira, Totoró, Malhada, Maxinaré, São Rafael, São Sebastião, das bordadeiras, Apadevis, Recicla Currais Novos e outras. Na tribuna do auditório, os representantes relataram as dificuldades enfrentadas e apontaram as principais necessidades.

Para o propositor da Audiência, Daniel Bezerra, a discussão é importante para se saber como fortalecer essas instituições. “Currais Novos tem hoje mais de 60 Associações que fazem um trabalho muito significativo. Para que elas continuem fazendo esse trabalho é fundamental que se tenha planejamento e parcerias”, argumentou.

O parlamentar disse ainda que a Audiência Pública é o início de um trabalho que pretende desenvolver para que as Associações tenham acesso a recursos através de editais ou Emendas e citou a iniciativa do deputado estadual Ubaldo Fernandes que destinará recursos de Emendas Parlamentares de 2022 para as Associações do município.

No evento, o professor do Departamento de Administração Pública da UFRN, Washington José, falou sobre a existência do projeto de lei municipal da Economia Solidária que está em análise pelo Poder Executivo – representado na Audiência Pública pela secretária de Educação, Lourdes Julião.

Contribuíram com o debate, as coordenadoras da Política Estadual de Economia Solidária, Lidiane Freire e do Programa Estadual de Artesanato, Graça Leal; o diretor-presidente do Sicoob-RN, Manoel Santa Rosa; o subsecretário de Pesca da Sape, Davi Soares e o bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos.

Também participaram da discussão, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários e o Banco do Nordeste. Prestigiaram o evento os vereadores G Charles Dantas, Lucieldo Silva, Iranilson Medeiros, Cleyber Trajano, o presidente da Casa Legislativa, Edmilson Sousa e o deputado Ubaldo Fernandes.

Texto e foto: Priscila Adélia Pontes