Na Câmara, profissionais da Educação participam de momento formativo

Manchas roxas, ínguas, fadiga, febre persistente, perda de peso, mancha branca na pupila, dores de cabeça, palidez, tontura e vômitos. Esses são alguns dos sinais do câncer infantojuvenil, tema que motivou uma capacitação oferecida aos profissionais da Educação, nesta terça-feira (21), pelo vereador professor Jorian Santos em parceria com a Casa Durval Paiva e secretarias de Educação e de Saúde.

“O nosso objetivo é que essa temática esteja na formação dos professores. Esse é um primeiro passo. Nós vamos estar juntos de vocês, avaliando, construindo e vendo o que é necessário para o município ter um apoio maior para a pessoa que venha a precisar. “A nossa luta é para que o diagnóstico chegue o mais cedo possível”, afirmou o propositor do evento.

De acordo com Jorian Santos, o olhar na frequência do aluno, o diálogo com a família, o encaminhamento à rede de atenção básica e o acompanhamento dos nossos estudantes são ações essenciais. O parlamentar lamentou a perda de alguns estudantes da rede de ensino, devido ao diagnóstico tardio e garantiu a elaboração de lei que crie um programa municipal de diagnóstico precoce que levará o nome de Johana Raila.

Na palestra de abertura, a coordenadora do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil da Casa Durval Paiva, Rilvana Campos disse que o câncer é silencioso, que passa despercebido por ter sinais e sintomas comuns a doenças da infância. “Muitas vezes as mães vão ao posto de saúde sete vezes para fechar o diagnóstico”, lamentou.

Estiveram presentes profissionais do Centro Municipal de Reabilitação; das Escolas de Nossa Senhora, Trindade Campelo, Salustiano Medeiros, PHG; e das creches Maria Dalila, Professor Salu e Marilene Matias. Também participaram do evento, a vice-prefeita, Ana Albuquerque; a secretária de Educação, Lourdes Julião; a secretária de Saúde, Ana Morais; o oncologista, Anderson Neves; o presidente da Casa Legislativa, Edmilson Sousa e os vereadores Sebastião Cabral, Leilza Palmeira, Mattson Ranier, Cleyber Trajano e Iranilson Medeiros.