Vereadores do Seridó participam de Jornada Parlamentar

Cerca de 50 vereadores e servidores das Câmaras Municipais do Seridó participaram da 2ª Jornada Potiguar de Educação Parlamentar, nesta sexta-feira (22) no auditório da Câmara de Currais Novos. O evento foi realizado pela Escola da Assembleia. As palestras abordaram os temas: oratória, política e poder, noções gerais do processo legislativo e a condução do mandato parlamentar.

“Estive por dois mandatos como vereador na Câmara de Mossoró e a gente traz a palestra exatamente por causa da experiência na condução do mandato. Vamos falar sobre a importância da oposição, da situação, sobre como conduzir esse mandato de uma forma efetiva para trazer os benefícios para a população”, disse Lahyre Rosado.

A prestação de contas eleitoral foi o foco da palestra da advogada Lígia Limeira porque o RN está despontando como um dos estados com mais cassação de mandatários. A advogada falou sobre a importância do controle social e da transparência dos agentes políticos e das Casas Legislativas que funcionam com dinheiro público.

De acordo com o diretor da Escola da Assembleia, João Maria, a Jornada procura capacitar vereadores e assessores para que eles possam exercer um mandato melhor, com mais qualidade técnica, já que muitos estão no primeiro mandato, como é o caso de Cleyber Trajano.

“Em 10 meses de mandato a gente já sabe qual o papel do vereador, mas a qualificação é essencial para o desempenho das atividades e para passar o melhor para a população. É muito importante a gente participar desse evento para sair cada vez mais preparado para conduzir o mandato”, explicou Cleyber Trajano.

Para o presidente da Casa Legislativa, vereador Edmilson Sousa, a Mesa Diretora da Câmara tem o objetivo de colaborar com a realização de todos os eventos que tragam capacitação para os servidores e para a população. Participaram do evento os vereadores Iranilson Medeiros, Leilza Palmeira, Ezequiel Pereira, Marquinhos Xavier e Daniel Bezerra, que articulou a realização da Jornada Parlamentar.

“Ninguém tem o conhecimento de tudo. Aqui em Currais Novos, por exemplo, nós temos oito vereadores que entraram pela primeira vez no mandato. Muita coisa a gente precisa aprender e trocar conhecimento com os palestrantes que estão dentro do cenário político há bastante tempo, que fazem assessoria da Assembleia Legislativa”, argumentou Daniel Bezerra.

Além dos vereadores da Câmara de Currais Novos, participaram da Jornada Parlamentar integrantes do Poder Legislativo das cidades de Acari, Parelhas, Lagoa de Velhos, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas, São Bento do Trairi, Equador, Timbaúba dos Batistas e de Cruzeta.

O presidente da Câmara de Cruzeta, Itan Lobo, está no quinto mandato de vereador e pela primeira vez participa da Jornada Potiguar de Educação Parlamentar. “Estou entusiasmado com essa participação porque é um momento de fortalecimento do mandato do vereador”, afirmou.