Legislativo cria Frente Parlamentar do Livro e da Leitura

Com o objetivo de proporcionar a democratização do acesso, o fomento e a valorização da leitura, o Poder Legislativo Curraisnovense criou, na sexta-feira (26), a Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, composta pelos vereadores João Gustavo, Jorian Santos e Mattson Ranier.

“O direito à leitura é essencial e chave de acesso aos outros direitos. A leitura é a base de tudo. A partir da leitura, quando o jovem começa a ter acesso, o mundo vai se abrindo. A formação da cidadania acontece através da própria leitura”, destacou o vereador João Gustavo.

Para o vereador Mattson Ranier, é importante que a leitura faça parte da rotina das crianças e adolescentes já que é por meio dela que os jovens têm contato com diversos mundos e universos. Além disso, a Frente Parlamentar vai garantir que as crianças e adolescentes tenham contato com a produção autoral de Currais Novos, do Seridó e do Rio Grande do Norte.

No evento, realizado na Prefeitura, também foi instituído o Grupo de Trabalho que, junto com a Frente Parlamentar, irá modernizar a legislação e construir o Plano Municipal do Livro e da Leitura para os próximos dez anos. A leitura é um direito social que deve ser assegurado pelo município para garantir uma sociedade mais justa e igualitária.

“A Câmara dá um passo à frente no Seridó e no RN porque são poucas as cidades que trabalham diretamente no desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao livro e à leitura. Esperamos, no menor espaço de tempo possível, entregar o plano que vai viabilizar a execução da política pública no município”, disse o vereador Jorian Santos.

De acordo com o prefeito Odon Júnior, Executivo e Legislativo somam esforços para tirar do papel as ações de incentivo à leitura, de valorização dos escritores, que envolvam os estudantes, professores e a rede de bibliotecas municipais. “Nos próximos anos, teremos cada vez mais investimentos”, garantiu.