Vereadores aprovam orçamento da Prefeitura para 2022 com Emendas

Os parlamentares da Câmara Municipal de Currais Novos votaram e aprovaram na Sessão Extraordinária, realizada nesta segunda-feira (20), o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Poder Executivo que dispõe sobre as receitas e despesas para o exercício de 2022. Foram criadas 22 emendas que buscam assegurar investimentos de aproximadamente R$1,3 mi em diversas áreas. O orçamento estimado da Prefeitura para o próximo ano é de mais de R$96 milhões.

A principal Emenda Impositiva, assinada por todos os parlamentares, destina R$579 mil para a saúde, e vai possibilitar a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas comunidades rurais da Cachoeira, Malhada de Dentro, Mirador, Negros do Riacho, Poço de Serra, São Rafael e reforma da UBS do povoado São Luiz.

Além disso, foram feitas três Emendas Coletivas Modificativas. Uma delas, de autoria dos vereadores Daniel Bezerra, Ezequiel Pereira e G Charles Dantas, assegura R$80 mil para pavimentação e drenagem das ruas da zona urbana Boa Vista, São Pedro e Francisquinho Mateus. Outras duas, de autoria dos vereadores Marquinhos Xavier, Daniel Bezerra, Ezequiel Pereira e G Charles Dantas, destinam R$80 mil para o incentivo ao esporte amador e escolar e R$50 mil ao atletismo.

Emenda de R$22 mil dos vereadores Ezequiel Pereira e G Charles Dantas contempla associações. Mattson Ranier e João Gustavo destinaram R$20 mil para a realização de editais do Fundo Municipal de Cultural. Já Sebastião Cabral, Edmilson Sousa, Leilza Palmeira propõem R$64 mil para pavimentação da Rua José Maria Rocha, no Parque Dourado II.

Os vereadores João Gustavo e Edmilson Sousa destinaram R$37 mil para promover a reforma e instalação do Centro de apoio ao turista do povoado Totoró, no edifício do antigo posto médico do açude. O objetivo é proporcionar melhor acolhimento aos visitantes e turistas, com o oferecimento de serviços de guia, memorial, banheiros, lanchonete e apoio de descanso.

Emendas Individuais

O vereador Jorian Santos é o propositor de Emenda Individual de R$ 44 mil que vai beneficiar as escolas Francisco Leonis Gomes de Assis, Presidente Castelo Branco,
Francisco Rosa e creches municipais. Já a Emenda do vereador João Gustavo garante R$12 mil para reforma da sala de aula da Escola Municipal Francisco Leonis.

Ezequiel Pereira destina R$11 mil para pavimentação e drenagem das ruas Boa Vista, São Pedro e Francisquinho Mateus, enquanto Iranilson Medeiros é autor de Emenda Parlamentar de R$44 mil para conclusão da pavimentação das ruas Lagoa Nova e Parelhas no bairro Walfredo Galvão.

Por meio de Emenda Parlamentar, Mattson Ranier assegurou R$ 44 mil para o Centro de Múltiplo Uso “Manoel Garcia de Araújo”, para a Unidade Básica de Saúde do bairro Manoel Salustino e para aquisição de absorventes, coletores menstruais previstos na Lei de Dignidade Menstrual.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Edmilson Sousa destinou R$13 mil para a Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos (ACDF), uma entidade sem fins lucrativos. Já Lucieldo Silva contemplou com R$44 mil a Escola Municipal Professora Socorro Amaral, a Unidade Básica de saúde Dr Ferreirinha e a Liga Desportiva Curraisnovense.

Marquinhos Xavier destinou R$44 mil para aquisição de aparelhos de ar-condicionado para as salas de aula da Escola Municipal de Nossa Senhora e para a realização da Copa Estadual de Judô. Já Leilza Palmeira assegurou R$40 mil para conclusão da pavimentação da Rua Mimosa Leite, no bairro Gilberto Pinheiro.

Emenda de Cleyber Trajano vai investir R$44 mil na pavimentação e drenagem da rua Ademar Moreira Dantas e outras. Já G Charles Dantas destinou R$18 mil para compra de materiais para a Escola Municipal Francisco Leonis Gomes de Assis e para pavimentação da rua Alexandria Guimarães no bairro Gilberto Pinheiro.

CONFIRA DETALHES DAS EMENDAS:

EMENDAS COLETIVAS IMPOSITIVAS:
> R$579 mil para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas comunidades rurais da Cachoeira, Malhada de Dentro, Mirador, Negros do Riacho, Poço de Serra, São Rafael e reforma da UBS do povoado São Luiz | Todos os vereadores
> R$22 mil para apoio financeiro destinado a convênio com associações | Ezequiel Pereira e G Charles Dantas
> R$ 20 mil para realização de editais do Fundo Municipal de Cultural | Mattson Ranier e João Gustavo
> R$ 64 mil para pavimentação da Rua José Maria Rocha, no Parque Dourado II | Sebastião Cabral, Edmilson Sousa e Leilza Palmeira
> R$ 37 mil para promover a reforma e instalação do Centro de apoio ao turista do povoado Totoró | João Gustavo e Edmilson Sousa

EMENDAS INDIVIDUAIS IMPOSITIVAS:

Jorian Santos
> R$10 mil – reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Leonis Gomes de Assis
> R$10 mil – construção de sala de recursos multifuncionais na Escola Municipal Presidente Castelo Branco
> R$10 mil – Construção de pátio com cobertura na Escola Municipal Francisco Rosa