Na presidência do Legislativo, atuação de Edmilson Sousa é decisiva para Currais Novos avançar

A gestão do vereador Edmilson Sousa como presidente da Câmara de Currais Novos é marcada pelo diálogo prometido no discurso de posse em 1º de janeiro deste ano e respeitado até hoje. A parceria com os vereadores tornou o Legislativo mais comprometido não só em fiscalizar e legislar, mas também em contribuir com o Poder Executivo Municipal na busca de melhorias para a sociedade.

Foi por meio do diálogo, que os integrantes da Casa Legislativa tomaram uma atitude inédita: eles chegaram a um consenso e destinaram R$570 mil de Emenda Parlamentar Impositiva ao orçamento da Prefeitura para o xercício 2022, que vai possibilitar a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas comunidades rurais da Cachoeira, Malhada de Dentro, Mirador, Negros do Riacho, Poço de Serra, São Rafael e reforma da UBS do povoado São Luiz.

“Se não existisse uma sintonia com a Gestão, isso não iria funcionar. Existia a disponibilidade financeira, a vontade política e a necessidade técnica. A grandiosidade desse gesto, a sensibilidade do gestor público para com o povo e desta Casa para com a sociedade é tamanha. Dessa forma, os moradores vão poder realizar o atendimento próximo as suas casas”, afirmou o presidente Edmilson Sousa.

Ainda na área da saúde, o Legislativo aprovou por unanimidade o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que doa o terreno para implantação do Centro de Diagnóstico e Ensino da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer em Currais Novos. Mais de 50 cidades da região e quase 500 mil habitantes serão beneficiados. A ação vai consolidar o município como polo de saúde e educação da região.

Este ano, uma parceria da Câmara com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP) permitiu a emissão de aproximadamente 300 carteiras de identidade. A Câmara adquiriu equipamentos e disponibilizou servidores para atender à população, tornando-se um ponto de confecção do documento no centro de Currais Novos. O agendamento deve ser feito no site camaradecurraisnovos.com.br

No quesito Segurança Pública, desde o primeiro mandato de vereador, Edmilson Sousa tem feito articulações para que o Comando Independente de Polícia Militar se tornasse Batalhão – feito realizado pela governadora Fátima Bezerra no mês de outubro. “Agradecemos a governadora por ter acolhido as sugestões do Legislativo, do Executivo e do povo de Currais Novos. Em breve também será implantada a delegacia regional”, contou.

Outra novidade de 2021 foi a criação da Escola do Legislativo de Currais Novos. Por meio de convênio com a Associação Potiguar das Escolas do Legislativo (Aspel), mais conhecida como Escola da Assembleia, a Câmara garantiu a realização de cursos como a Jornada Potiguar de Educação Parlamentar, realizada para vereadores de todas as Câmaras do Seridó.