Legislativo renova convênio com Itep para emissão do RG Biométrico

Nesta terça-feira (15), o presidente do Poder Legislativo Curraisnovense, vereador Edmilson Sousa, participou de reunião com o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, com o presidente da Fecam, Paulinho Freire, e presidentes de Câmaras Municipais do Seridó, em Natal. O foco da conversa foi a renovação do convênio com o Itep para emissão da carteira de identidade. O RG Biométrico, novo modelo implantado pelo Itep, é um documento digital que contém informações da Carteira de Habilitação, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e CPF.

Nesta nova modalidade do registro, em que coleta da fotografia, impressões e assinatura acontece de forma digital, as informações serão cruzadas de forma a evitar que o cidadão precise portar diversos documentos. Além disso, o novo RG conterá um QR code que, através de aplicativo indicado, poderá ser escaneado pelo cidadão para acessar sua carteira de identidade digital.

Para começar a emitir o novo modelo, que vem sendo implantado de forma gradativa no Rio Grande do Norte, servidores da Câmara Municipal de Currais Novos e de outras cidades da região participarão de treinamento que será realizado no auditório da Casa, em data a ser definida. Nos últimos quatro meses de 2021, o Legislativo oportunizou a emissão de aproximadamente 300 carteiras de identidade.

“Nesse novo formato será possível a Câmara ir fazer identidades em outros pontos do município, nos bairros, nas comunidades, sindicatos rurais, associações e escolas da zona rural. Será possível a Câmara ir bem mais além. O mais breve possível retornaremos a confecção das identidades e divulgaremos a data de retomada”, destacou o presidente da Casa Legislativa, vereador Edmilson Sousa.

O novo modelo da carteira de identidade é baseado no Decreto 9.278 de 5 de fevereiro de 2018 que estabelece um formato único que deve ser seguido por todos os Estados. As carteiras emitidas no sistema anterior continuarão válidas. Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país.