Mulheres são homenageadas em Sessão Solene

O Legislativo Curraisnovense realizou, nesta terça-feira (22), Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, proposta pela vereadora Leilza Palmeira. Na tribuna do auditório, a única mulher vereadora em Currais Novos, falou sobre a responsabilidade de representá-las, ressaltando a necessidade de que haja mais mulheres na política e na construção de políticas públicas.

“Desde o primeiro mandato luto pela Delegacia da Mulher e seguirei buscando até que seja concretizada. Também dei entrada em diversos projetos de leis, como o de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, no projeto de creche em tempo integral e de criação da casa de apoio à mulher vítima de violência”, destacou Leilza Palmeira.

Fizeram parte da mesa a vice-prefeita Ana Albuquerque; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Luzia Galvão; a presidente da OAB Currais Novos, Thaiz Lenna; a vice-presidente da FCDL, Adriana Souza e a presidenta do Condim, Rayssa Aline. “Se existe um 8 de março, existe por causa da desigualdade, porque milhares de mulheres foram mortas na luta por direitos. Precisa haver luta para que mudanças aconteçam”, afirmou Rayssa Aline.

Foram homenageadas: a parteira Joaninha, a feirante Neidinha, a secretária de saúde Alana Moraes, a Sargento Luzia Galvão; a vice-presidente da FCDL, Adriana Souza, a educadora e diretora Nadja Toscano e a empresária Gracinha Gomes que na tribuna falou em nome de todas as homenageadas.

“Me casei aos 18 anos e vivi um cativeiro por 10 anos. Minha vida não foi fácil, mas estou aqui de pé. Vocês precisavam ouvir este meu testemunho. Hoje eu sou uma nova mulher. A mulher é digna de estar em qualquer lugar. Sou empresária há quase meio século”, ressaltou.

Estiveram presentes os vereadores Daniel Bezerra, João Gustavo, Mattson Ranier, Sebastião Cabral, representantes dos mandatos dos vereadores Jorian Santos e Cleyber Trajano. Durante a Sessão Solene, a escritora Maria Maria Gomes recitou a música “Sapato velho” e também houve apresentação da bailarina Naiara Brito.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Assista AQUI