Audiência debate ações de defesa e direitos dos animais

O Legislativo Curraisnovense promoveu Audiência Pública sobre a problemática de maus tratos e abandono de cães e gatos nesta terça-feira (19). Como encaminhamento da discussão, o vereador Daniel Bezerra indicou que o município contrate veterinário exclusivo para prestar assistência aos animais doentes e abandonados, que seja feita uma campanha de educação em saúde animal junto às escolas e que a Polícia Militar faça parte dessa luta. “Provocamos o município a pensar a causa animal no sentido de política pública e entendemos que esse é um problema de todos nós como sociedade”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa Animal, Garibaldinho do Seridó, é urgente a criação de um fundo de proteção dos animais. Na tribuna do auditório, ele divulgou emendas parlamentares conquistadas. “Vamos sempre cobrar que a causa animal seja priorizada. Conseguimos que o Executivo firmasse convênio com a ONG Amigos de Chiquinho e também emenda parlamentar de R$100 mil destinada pelo deputado federal Rafael Motta”, disse.

A integrante da ONG Amigos de Chiquinho, Claudiana da Silva, disse que atualmente a organização é mantida por doações e convidou a população a apadrinhar um animal. “Estamos com quase 40 animais. Nossa batalha é diária, temos um gasto com ração de R$ 3 mil por mês. Estamos esperançosos com a emenda parlamentar, mas falta muito a fazer. Convidamos a população a se tornar parceira, doar ração, ser um padrinho dos cachorros”, finalizou, agradecendo a dedicação dos protetores independentes.

Na tribuna do auditório, o vereador de Mossoró, ativista da causa animal e voluntário em uma ONG há 8 anos, Pablo Aires, argumentou que quando falamos sobre meio ambiente, sobre causa animal, não podemos fazer uma separação pois nós somos o meio ambiente. “A causa animal é a causa do ser humano. Países mais desenvolvidos usam o termo saúde única pois não há saúde do ser humano sem saúde animal e do meio ambiente”, garantiu.

Representando o Executivo Municipal, a secretária de saúde, Alana Moraes, anunciou a reforma do Centro de Zoonoses, a chamada pública que será feita para dar início à castração dos animais de rua e também a aquisição de material para que o município tenha as ferramentas necessárias para a castração.

Também participaram do debate: protetores independentes de animais; o chefe de investigação da Delegacia Especializada em proteção ao meio ambiente, Mário Luiz; o vice-presidente da Frente Parlamentar da causa animal na Câmara da cidade do Natal, Eribaldo Medeiros; o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Helder de Lima; e os veterinários João Paulo e Gelson da Costa. Estiveram presentes os vereadores G Charles Dantas, Cleyber Trajano, Leilza Palmeira, Lucieldo Silva, Ezequiel Pereira; a ex-vereadora Tércia Lêda e integrantes do Lions Clube.

Texto e foto: Priscila Adélia Pontes

Assista | Mais fotos