Geoparque Seridó recebe reconhecimento mundial da Unesco

O Geoparque Seridó participou na quinta-feira (21) do evento de boas vindas aos novos geoparques mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco. Os 21 geossítios que estão localizados nas cidades de Cerro Corá, Lagoa Nova, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Currais Novos receberam reconhecimento mundial pela relevância do patrimônio geológico, cultural e paisagístico, que combina a conservação com o desenvolvimento sustentável.

O evento ao vivo contou com a participação online de 177 geoparques do mundo, mais de 3 mil pessoas de 46 países e reuniu autoridades da região no auditório da Câmara de Currais Novos. O presidente do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó e prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, ressaltou que o Seridó é um território de características únicas no mundo. “Quando o professor Marcos Nascimento pensou nessa ideia, ela transcendeu porque ele foi o primeiro a pensar isso. No Nordeste, a caatinga é uma vegetação única no planeta e a geologia que temos aqui é única também. Tudo isso contribui para a transformação social”, argumentou.

Emocionada, a diretora executiva do consórcio Geoparque Seridó, Janaína Medeiros, reforçou que o Geoparque Seridó é coração, emoção e que tem a comunidade como o pilar mais importante. “Geoparque Seridó é de vocês. Usem com carinho. A gente criou uma grande oportunidade para a nossa região e esperamos continuar juntos”, afirmou.

Participaram do evento, o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Sousa, e os vereadores Jorian Santos, Mattson Ranier, Lucieldo Silva, Daniel Bezerra e Iranilson Medeiros; os prefeitos das cidades que compõem o Geoparque Seridó; o deputado estadual Francisco do PT; a vice-prefeita Ana Albuquerque; secretários municipais; o coordenador científico do Geoparque, professor Marcos Nascimento; a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa e o vice-governador Antenor Roberto.

“É um dia único na história do nosso Estado, da nossa região e das cidades que compõem o Geoparque Seridó. Hoje encerramos este primeiro ciclo. Agora o Geoparque é um destino turístico com chancela internacional o que nos coloca no segundo ciclo com mais desafios porque seremos visitados por pessoas de todo o mundo com destaque para o ecoturismo e a interiorização do turismo”, argumentou.

Em Currais Novos os geossítios são: Lagoa do Santo, Pico do Totoró, Morro do Cruzeiro, Mina Brejuí e Cânions dos Apertados; em Cerro Corá: Serra Verde, Cruzeiro de Cerro Corá, Nascente do Rio Potengi e Vale Vulcânico; em Lagoa Nova: Mirante Santa Rita e Tanque dos Poscianos; em Acari: Açude Gargalheiras, Poço do Arroz, Cruzeiro de Acari e Marmitas do Rio Carnaúba; em Carnaúba dos Dantas: Serra da Rajada, Monte de Galo, Xiquexique e Cachoeira dos Fundões e em Parelhas: Açude Boqueirão e Mirador.

Caatinga: bioma exclusivamente brasileiro

De acordo com a Unesco, o Geoparque Seridó é um testemunho dos últimos 600 milhões de anos da Terra e abriga uma das maiores reservas minerais de scheelita da América do Sul, um importante minério de tungstênio. Essa geodiversidade determina em grande parte a biodiversidade única da região, caracterizada especialmente pela caatinga que é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

Além do Geoparque Seridó, o Brasil conta também com outros dois geoparques: Caminhos dos Cânions do Sul, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que recebeu a chancela junto com o Geoparque Seridó e o geoparque de Araripe, localizado na Bacia do Araripe, que se estende pelo sul do Ceará, noroeste de Pernambuco e leste do Piauí, primeiro geoparque do Brasil, que recebeu o reconhecimento em 2006.

Foto: Mazilton Galvão