Protagonismo da juventude na política é pauta de conversa com estudantes do CCT

O papel do vereador e a importância do protagonismo da juventude na política foram alguns dos temas debatidos pelo vereador Mattson Ranier e estudantes do 7º ano do Colégio Camilo Toscano nesta quinta-feira (26). A aula de campo serviu para complementar os conteúdos estudados em sala de aula nas disciplinas de história e geografia.

De acordo com o professor Tauan Santiago, a oportunidade serviu para que os alunos conhecessem a rotina da Câmara Municipal e ouvissem os vereadores sobre as ações que desempenham. “É uma experiência, uma aula de campo diferente para que eles estejam dentro desse espaço que é tão importante para a nossa sociedade”, explicou.

Para o vereador Mattson Ranier momentos como esse servem para estimular o interesse dos jovens pela política para que eles, futuramente, façam parte do Legislativo. “É um convite para que esses jovens não tenham medo da política, que eles cresçam sem esse medo. Não só a política de ser vereador, prefeito ou deputado, mas a política de ocupar um Conselho Municipal de Juventude que oportuniza a atuação dos jovens, de ocupar uma cadeira e trazer seus temas, suas dores”, ressaltou.

O que mais chamou a atenção da estudante Gabrielly Fillypa, de 12 anos, foi o processo de criação e tramitação de um projeto de lei. Ela disse que a experiência na Câmara despertou o interesse em ser vereadora. Em visita pela segunda vez, o líder de classe Mateus Oliveira contou que não sabia da existência do Conselho de Juventude e que vai buscar participar para ganhar experiência e conhecimento.