Estudantes realizam Sessão Mirim no plenário da Câmara

Abner Pinheiro, 11 anos, presidiu uma Sessão na Câmara Municipal, nesta quarta (6), e leu na tribuna do plenário da Casa a indicação preparada por ele enquanto vereador mirim. Além de Abner, outras crianças que participam do projeto Autoridade Mirim do Proerd, ocuparam as cadeiras dos vereadores e leram as sugestões de melhorias para a cidade. “Eu pedi luz e segurança para a rua da minha escola. Foi bem legal o dia como vereador. Agora eu sei como é. Fiquei muito feliz de participar”, contou.

O projeto Autoridade Mirim é desenvolvido com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e tem como objetivo fazer com que eles possam exercer a cidadania de forma plena. De acordo com o coordenador do Núcleo de Prevenção da Polícia Militar, sargento Antoniony, os alunos passam um período com as autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo para que possam aprender e compartilhar na sala de aula com outros alunos.

Foi o vereador Ezequiel Pereira quem propôs à Mesa Diretora da Câmara a realização da simulação de Sessão Ordinária. “Hoje a Câmara de Currais Novos deu um exemplo. Essas 13 crianças também deram um exemplo de cidadania, trazendo as suas indicações da escola, do bairro. Nós iremos assinar conjuntamente e enviar ao Poder Executivo. Eu acho que o Proerd de Currais Novos é exemplo para todo o Estado do RN”, afirmou.

Com a ação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os vereadores, saber o que eles fazem, o que solicitam, o que é possível ser feito. Para Patrícia Pereira, mãe de Abner e coordenadora do Logos, a ação foi muito positiva. “Essas crianças têm agora uma visão ampla do que é política para que queiram se engajar nessa área. Não como político, mas como um ser político, um ser participante que pensa e que tem opinião própria e que ajuda o nosso país e principalmente o nosso município a cada dia melhorar mais”, argumentou.

Também participaram da Sessão Mirim a juíza mirim, Ana Cecília de Araújo; o prefeito Mirim, Enzo Rafael; estudantes, pais e integrantes de escolas da cidade; o comandante do 13º BPM, tenente coronel Moacir Galdino; policiais militares que fazem parte do Proerd; a vereadora Leilza Palmeira e os vereadores Cleyber Trajano, Mattson Ranier, Daniel Bezerra, G Charles Dantas e João Gustavo.

MAIS FOTOS | ASSISTA