Crianças da creche Marilene Matias fazem a primeira identidade

Mirella Ribeiro, de 2 anos, é uma das crianças da creche municipal Marilene Matias que fizeram a primeira identidade na Câmara. Nesse primeiro momento, 39 crianças vão fazer o documento, mas a expectativa é que todas sejam atendidas. A primeira via do RG é gratuita.

Para a mãe de Mirella, a professora Rafaela Ribeiro, é importante que a filha tenha a documentação atualizada. “Se a gente vai fazer uma viagem ou se vai ao médico, é fundamental. Tem gente que acha que não precisa por ser criança pequena, mas eu acho que precisa. A questão da creche fazer o agendamento foi de grande importância, principalmente o meu caso, pois tenho o dia muito corrido”, contou.

A iniciativa da creche, em parceria com o Legislativo, tem o objetivo de proporcionar aos alunos a documentação que é essencial para todo cidadão. “Geralmente em setembro nós trabalhamos essa parte de cidadania, do Setembro Cidadão. Estamos nos antecipando, montando essa lista de crianças porque isso também faz parte da construção da identidade da criança”, afirmou a diretora Lourdinha Santos.

O novo formato do RG proporciona mais facilidade à escola por disponibilizar dados como o tipo sanguíneo, número do cartão do SUS e informar se a criança é autista. Essas informações também são cadastradas no Sistema Integrado de Gestão da Educação, o SIGEduc.

De acordo com o presidente do Legislativo, Edmilson Sousa, a Câmara está a serviço da comunidade escolar e de outras instituições. “Estamos à disposição de todos. Buscamos facilitar a vida da comunidade, do nosso povo. O nosso objetivo sempre foi realizar esse tipo de ação junto às escolas, à secretaria de assistência social e ao conselho comunitário. Basta procurar a Câmara para fazer o agendamento”, explicou.

A digital de cada pessoa é única e mesmo com o crescimento continua sendo a mesma. Os documentos necessários para confecção da identidade são: certidão de nascimento original da criança, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. O responsável pela criança deve apresentar o documento de identificação. O atendimento deve ser agendado AQUI