Setembro Verde: Audiência Pública debate os cuidados à saúde da pessoa com deficiência

A organização da rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte foi o tema de uma Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (19), na Câmara de Currais Novos. O debate faz parte da Semana de Visibilidade que tem o objetivo de provocar reflexões sobre as potencialidades da pessoa com deficiência e foi mediado pela subcoordenadora da Unidade de políticas transversais e promoção à saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Paula Érica.

“Currais tem diferencial no campo das políticas que envolvem as pessoas com deficiências. Vamos levar para o Estado a discussão dos encaminhamentos que tivemos essa noite, entre eles a capacitação dos profissionais da rede como médicos, enfermeiros, agentes comunitários, movimentos sociais e conselheiros municipais. Essa necessidade é urgente e esperamos que aconteça em 2023”, afirmou Paula Érica.

Participaram do debate o coordenador estadual de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Décio Gomes e a coordenadora da rede estadual da pessoa com deficiência da Sesap, Marilene Soares. Em entrevista à TV Câmara, ela disse que o município vai contar, ainda este ano, com um Centro Especializado em Reabilitação para atender a pessoa com deficiência física e intelectual.

Representantes de várias entidades como Asposbern, Apae, Comade, Coede, ACDF, NAPNE do IFRN, Casa dos Conselhos, Casarão de Poesia, Casa de Cultura Popular e Grupo Mães T21RN participaram da discussão. Para Luma Carvalho – integrante deste último grupo de famílias com filhos com síndrome de down ou trissomia do cromossomo 21 – é preciso que a sociedade enxergue toda forma de existir como possível, bonita e como potência de vida.

“É importante celebrar a vida dos nossos filhos, as conquistas e potencialidades que eles têm e podem ter ao longo da vida a partir das oportunidades que são dadas a eles. A deficiência precisa ser vista como uma das características do sujeito. E não olhar para a pessoa e enxergar a deficiência como algo para não ser celebrado. Faz parte de qualquer sujeito as suas limitações e estamos aqui para celebrar todas as formas de existir”, disse Luma Carvalho.

Para o propositor da Audiência Pública, vereador João Gustavo, a ação tem o intuito de fortalecer a rede para que a pessoa com deficiência possa ter acesso aos seus direitos. “Compreendemos isso como importante porque essas discussões têm que acontecer dentro do âmbito do Poder Público, da sociedade civil organizada e dos usuários para proporcionar a acessibilidade, dentro das várias formas, à pessoa com deficiência”, argumentou.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

ACESSE TODAS AS IMAGENS DO EVENTO