Câmara de Currais Novos aprova orçamento de R$121 milhões para a cidade em 2023

Orçamento prevê R$25 milhões a mais do que o do ano passado

Os vereadores da Câmara Municipal de Currais Novos votaram e aprovaram em Sessão Extraordinária, nesta quarta-feira (21), o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Poder Executivo que estima as receitas e fixa despesas para o exercício de 2023. O orçamento estimado da Prefeitura para o próximo ano, que é de R$121.406,00, agora segue para sanção do prefeito.

Os vereadores incluíram 85 emendas, entre impositivas individuais e coletivas, que buscam assegurar investimentos de quase R$1,5 mi em diversas áreas. Desse total, 50%, que corresponde a R$728 mil, foi destinado a ações e serviços públicos de saúde como determina a Lei Orgânica do Município.

Também ontem foi votada e aprovada emenda de autoria de todos os parlamentares, que destina R$500 mil do orçamento da Prefeitura para pagamento do piso nacional da enfermagem aos profissionais de Currais Novos. Enfermeiros do município acompanharam presencialmente a votação do projeto.

Além disso, foram aprovadas as doações de três terrenos pertencentes ao patrimônio público, localizados no Distrito Industrial José Siderley de Menezes (BR427 – km 02) para construção de empreendimentos empresariais da Marmoraria Currais Novos, Cravo e Rosa Design e S. Design Acessórios.

A rua Dix-Sept Rosado, onde está localizada a Casa Irmã Ananília, continua com o mesmo nome. Havia um projeto de lei que pedia que a rua se chamasse Irmã Ananília, mas ele foi vetado pela Prefeitura e o veto mantido pelos vereadores. A votação foi acompanhada pelos moradores da rua que, por abaixo-assinado que representava a maioria das casas, solicitaram ao Executivo a manutenção do nome.

Ao final da Sessão que encerrou o ano Legislativo e que foi a última do vereador Edmilson Sousa enquanto presidente da Casa, ele agradeceu a todos os parlamentares e aos servidores pela colaboração, afirmando que aprendeu com todos. “Dialoguei com todos, o objetivo foi esse. Uma honra tamanha presidir a Câmara de vereadores da maior e melhor cidade do mundo que é a nossa cidade”, afirmou.