Crise hídrica é tema da 1ª Tribuna Livre do ano

A primeira Tribuna Livre de 2023 trouxe para o debate a crise hídrica da cidade. O tema foi abordado na 3ª Sessão Ordinária de fevereiro, realizada na quarta (8), pelo engenheiro de saneamento e professor aposentado da UFRN, Abner Guimarães Júnior, à convite do vereador Daniel Bezerra.

Abner lamentou a precariedade do sistema de abastecimento de Currais Novos, demonstrou preocupação com a iminência do colapso absoluto de abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari, mas destacou que há o controle do problema e mais de uma solução emergencial, a principal delas é que a cidade seja abastecida pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

“Nós precisamos de uma adutora emergencial. A gente já sabe que essa água tem que vir da adutora Armando Ribeiro Gonçalves. Por que não pegar essa adutora definitiva, fazer uma inversão no cronograma dela e implantar? Poderia implementar a tubulação da adutora definitiva e interligar ela com as estações elevatórias, com as bombas da adutora emergencial. Faria as duas coisas ao mesmo tempo”, argumentou Abner Guimarães.

Na Sessão, o vereador Daniel Bezerra propôs a formação de uma Comissão Parlamentar Mista para discutir e observar as ações que vão ser realizadas por parte do Governo do Estado e Federal. A Tribuna Livre é um espaço destinado à participação dos munícipes para apresentar temas de interesse coletivo. Confira no youtube a fala completa do convidado da primeira Tribuna Livre do ano.