Sessão Solene e ação social marcam o Março Verde

O Dia do Optometrista, instituído por lei municipal de autoria de Mattson Ranier, foi comemorado em Sessão Solene na Câmara, na segunda (6). O objetivo foi reconhecer a atuação social do profissional que atua na promoção da saúde visual e qualidade de vida da população.

Para Emerson do Ó, que tem atuação de 10 anos na área, a categoria tenta fazer a diferença na realidade do município. “É uma honra ser homenageado e poder levar informação a todos que nos assistem. De acordo com a OMS, o Optometrista é o primeiro profissional que está na linha de frente para combater a cegueira evitável”, contou.

O Optometrista é um profissional graduado que trata problemas da visão, corrige problemas físicos com óculos, lentes de contato e terapias visuais. Emerson divulgou também a realização de três ações sociais nas escolas municipais Trindade Campelo, Socorro Amaral e Justino Dantas, onde as crianças serão atendidas gratuitamente, considerando que a saúde visual está diretamente ligada ao desempenho escolar.

Além de Emerson do Ó, foram homenageados Júnior Medeiros e Miguel Andrade. A Sessão Solene, proposta pelo vereador Mattson Ranier, abriu a programação do Março Verde, mês de conscientização em saúde visual. “Abrimos o Março Verde com essa Sessão Solene. Nós temos uma Câmara Municipal que se juntou a essa causa e vamos ter o restante do mês de ações. Nossa lei municipal tem o objetivo de fortalecer a categoria”, destacou.

Participaram do evento familiares dos homenageados, a vice-prefeita Ana Albuquerque, o secretário de educação Joelmir Soares, o vereador Iranilson Medeiros e o presidente da Casa Legislativa, Cleyber Trajano que presidiu a Sessão. “Também iremos ter uma participação de Miguel Andrade na Tribuna Livre, representando os Optometristas e levando a toda sociedade esse dia tão importante e um pouco do trabalho feito pelos profissionais”, destacou.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Transmissão ao vivo pela TV Câmara