Com energia solar, Câmara prevê economia de R$ 50 mil por ano

A Câmara de Currais Novos vai ser a primeira instituição pública municipal e uma das poucas Casas Legislativas do Seridó e do RN a ter fonte de energia renovável. Foi iniciado o processo de instalação de painéis de energia solar que vai proporcionar ao Legislativo autossuficiência em energia.

A expectativa é que o sistema esteja funcionando ainda no mês de março. De acordo com a empresa Sertão Solar, 80 módulos serão utilizados. O engenheiro elétrico, Matheus Nobre, detalhou que quando a instalação da parte elétrica for finalizada, passará por vistoria da concessionária de energia do RN e a homologação será feita, possibilitando a geração de energia sustentável.

O investimento de R$183 mil, que foi feito pela Câmara na gestão do vereador Edmilson Sousa, em 2022, vai se pagar em quatro anos. O valor gasto com consumo de energia será zerado, proporcionando uma economia de R$50 mil por ano, aproximadamente R$ 4 mil por mês.

“Dialogando, observamos que seria interessante. Todos os vereadores apoiaram. Num curto período o investimento será pago e a partir daí será uma economia tamanha para a Câmara. No final do ano passado foi realizado o pregão e agora em 2023 está sendo executada essa ação que foi do nosso período na presidência da Câmara”, destacou Edmilson Sousa.

O investimento em energia solar tem como objetivo proporcionar a economia, otimização dos recursos públicos e é um compromisso com a sustentabilidade. Para o presidente do Legislativo, vereador Cleyber Trajano, a execução desse projeto proporciona um enorme ganho, a modernização da Casa.