Audiência propõe política pública para garantir segurança alimentar e emancipação das famílias carentes

A criação de uma política pública que garanta a segurança alimentar das famílias mais carentes do município e a realização de cursos profissionalizantes para emancipação das pessoas em situação de pobreza são os encaminhamentos propostos pelo vereador Daniel Bezerra após discussões sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e fome, durante a Audiência Pública que aconteceu na sede do Legislativo Currais-novense na segunda (3).

De cada 100 brasileiros, 15 passam fome. É por isso que, de acordo com o bispo diocesanos Dom Antônio Carlos, a Campanha da Fraternidade provoca, inspira a sociedade a realizar um movimento individual e coletivo com propostas e ações comunitárias. “A Campanha quer nos ajudar a refletir e apontar pistas de ação. A pergunta que fica é: o que nós podemos fazer diante da dor do outro? Partilhar aquilo que se tem é o primeiro gesto”, disse.

Francisco Canindé, da Associação de Produtores Rurais da Malhada Limpa, contou que na comunidade não existe miséria, nem fome física, mas que existe fome de política pública por parte do governo. “A política pública não chega na zona rural para dar ao agricultor incentivo de permanecer na zona rural. Só chega corte de terra e semente, mas nós precisamos de muito mais, precisamos de água potável e diminuir custos de energia”, desabafou.

Na tribuna do auditório, a secretária de Assistência Social, Zefinha Moura, falou sobre as ações realizadas pelo Executivo como as visitas feitas às famílias em vulnerabilidade social, oferta de cursos profissionalizantes, ações como AABB Comunidade, trabalho voltado para a associação dos catadores de lixo e o Programa Criança Feliz. “Sabemos que não conseguimos resolver os problemas de todas as pessoas, mas conseguimos amenizar”, afirmou.

A Audiência Pública contou com apresentação de documentário com entrevistas feitas pelo vereador Daniel Bezerra com depoimentos de homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e com pessoas que desenvolvem trabalho social para combater a fome. Estiveram presentes estudantes do Educandário Jesus Menino; representante do clube de casais da Igreja de São Francisco, Anderson Alves; a diretora da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, Magna de Fátima e o secretário de Turismo, David Narwith.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Assista | Acesse as fotos do evento