Encontro Legislativo reúne vereadores dos 6 municípios do Geoparque Seridó

“Não tem como fazer nada sozinho. O Geoparque vai se desenvolver, se fortalecer, se a gente tiver um território integrado. Enquanto vereador, vou tentar fazer com que os vereadores de Currais Novos e dos outros municípios se integrem ao Geoparque Seridó”, disse o vereador Mattson Ranier durante o 1º Encontro Legislativo Geoparque Seridó, realizado na Câmara Municipal de Currais Novos, nesta terça (18), e que reuniu pela primeira vez vereadores das cidades que compõem o Geoparque.

O evento faz parte das comemorações de 1 ano do reconhecimento como Geoparque Mundial da Unesco, data celebrada em 13 de abril. Os geossítios que estão localizados em Currais Novos são: Lagoa do Santo, Pico do Totoró, Morro do Cruzeiro, Mina Brejuí e Cânion dos Apertados. Outros 16 estão localizados em Acari, Cerro Corá, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

A diretora executiva do Consórcio Público, Janaína Medeiros, falou sobre a história do Geoparque para uma plateia composta por cerca de 70 pessoas entre sociedade civil, estudantes do CCT, universitários, Sebrae e empresários. Para ela, o olhar dos vereadores vai proporcionar o desenvolvimento do território, incentivar a busca por recursos de emendas parlamentares estaduais e federais para investimentos no Geoparque.

O professor Marcelo Taveira, palestrante do evento, afirmou que o curso de Turismo da Felcs está focado, este ano, em promover o turismo rural no Quandú e Totoró. Já o professor Marcos Nascimento destacou que as características geológicas, da biodiversidade e da cultura, através do desenvolvimento territorial sustentável, formam o Geoparque. Conservação, educação e turismo são os pilares principais.

A sede do Geoparque será construída em Currais Novos e já conta com a perspectiva de investimento de R$500 mil, que deve ser feito pela empresa Elera Renováveis, de acordo com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal, prefeito Odon Júnior. Também participaram do Encontro, a vice-prefeita, Ana Albuquerque e os vereadores João Gustavo, Daniel Bezerra, Leilza Palmeira, Iranilson Medeiros, Ezequiel Pereira e Cleyber Trajano.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes | Veja fotos do evento