Mattson propõe avanços na assistência a fibromiálgicos

Ana Paula, Solange, Renata e Regina contaram com detalhes como é viver com fibromialgia durante a Audiência Pública que tinha o objetivo de promover a conscientização sobre a doença. As dificuldades enfrentadas por elas também fazem parte da rotina de Adriano Alves que provocou o Legislativo para que esse momento fosse realizado.

Adriano relatou insônia e fadiga constantes e dificuldade no acesso aos medicamentos. “Eu não aceitava o diagnóstico da fibromialgia e nesse processo difícil tive depressão, as crises de ansiedade aumentaram, começaram dores difusas pelo corpo e com isso comecei a ficar impossibilitado de realizar algumas atividades mesmo em casa”, contou Adriano.

A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Mattson Ranier para dar visibilidade ao tema. “A gente pretende provocar o poder público municipal e estadual para encontrar um caminho. É um tratamento multidisciplinar, então a gente não pode tentar solucionar esse problema de uma maneira muito pontual. Precisamos de um programa mais descentralizado, com profissionais capacitados”, afirmou.

A criação de políticas públicas e o cumprimento das leis são essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos fibromiálgicos, de acordo com a presidente da Associação Estadual (Asfibro), Margarida Targino. “Precisamos muito de políticas públicas e reumatologistas. Tem muita lei sancionada mas quase nenhuma em vigor a não ser a lei das carteirinhas de fila preferencial e cartão de estacionamento, destacou.

Currais Novos conta com um grupo que promove atividades voltadas para a qualidade de vida dessas pessoas, mas para aumentar a capacidade de atendimento precisa de mais apoio. “Nosso grupo tem hoje 26 pessoas, que não corresponde nem a 10% da população fibromiálgica da cidade. Precisamos melhorar a qualidade e quantidade de equipamentos”, contou o fisioterapeuta, Walmir Júnior.

A coordenadora do Pronto Atendimento Municipal, Camila Araújo, reconheceu que os serviços precisam ser ampliados e anunciou que a farmácia básica está revendo e num futuro próximo vai ser fornecido fármaco para tratamento da doença. Também participaram da Audiência os vereadores Iranilson Medeiros, Ezequiel Pereira e Daniel Bezerra.

Assistir | FOTOS

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes