Reabilitação de pessoas fissuradas é tema de palestra da 1ª Semana de Conscientização

A 1ª Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a fissura Labiopalatina e lábio leporino, instituída pela lei municipal nº 3.790/2022 de autoria da vereadora Leilza Palmeira, vai promover a palestra “Como reabilitar pessoas fissuradas” para profissionais da saúde e assistência social. A ação acontece na segunda (29), às 9h, no auditório da Câmara de Currais Novos.

De acordo com a vereadora Leilza Palmeira, o objetivo da Semana de Conscientização é dar visibilidade ao tema e capacitar os servidores públicos para as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes. No Brasil, um a cada 650 bebês nascem com a fissura labiopalatina que é uma abertura no lábio que pode se estender até o céu da boca (palato).

O tema “Como reabilitar pessoas fissuradas” vai ser abordado pela dentista e coordenadora do Núcleo de Atendimento Integral aos Fissurados (NAIF), Suily Alencar e pelo vice-presidente da Associação de pais e amigos dos fissurados (Apafis), Siderley Jatobá. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo Jatobá, a capacitação dos profissionais é fundamental para que as crianças tenham acesso ao tratamento multidisciplinar que, quando iniciado precocemente, permite que elas tenham um melhor desenvolvimento e qualidade de vida. Na terça (30), a palestra será direcionada para profissionais da educação.