Taxação do uso da água bruta vai ser discutida em Audiência dia 26/06

Preocupado com a possibilidade de cobrança pelo uso da água bruta no Rio Grande do Norte, o vereador GCharles Dantas propôs a realização de Audiência Pública na segunda (26), às 9h30, na Câmara de Currais Novos. O debate pretende chamar a atenção e discutir com a sociedade e agricultores os impactos da medida.

A água bruta é aquela não tratada, oriunda de reservatórios hídricos. Por enquanto, não há definições sobre valor, forma de pagamento ou início da cobrança, mas a minuta do decreto estadual sugere uma taxa que pode variar de R$ 0,01 e R$ 0,45 por m³.

O vereador GCharles Dantas é contra a taxação proposta pelo Governo do Estado e foi procurado por representantes da agroindústria e produtores da zona rural para realizar a discussão. Ele também alerta para a possibilidade do encarecimento dos produtos se a cobrança começar a ser feita.

“Isso vai inviabilizar a geração de emprego e renda por empresas que usam água, como também atividades rurais, principalmente do pequeno fazendeiro que já tem dificuldade na produção de leite. Se isso acontecer, no final, nós consumidores vamos pagar essa conta”, argumentou.

O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara, canais 54 e 6.1 da Sidy’s TV e youtube.

Texto e foto: Priscila Adélia Pontes

Confira matéria da TV Câmara: