Rayssa faz reivindicações para fortalecer o futebol feminino

Integrantes do Currais Novos Futsal Clube (CNCF), Projeto crianças e jovens em Nova Vida, Grapetth Clube de Futebol e Futsal, Serrada Futsal Clube de São Gonçalo de Amarante e do ABC União Futebol Feminino de Natal participaram da Audiência Pública realizada pela Câmara de Currais Novos, de iniciativa da vereadora Rayssa Batista, nesta terça (27).

Paloma Santos, 29, do CNCF, contou na tribuna do auditório que desde os seis anos de idade sabia que queria jogar futebol e que tem orgulho de representar Currais Novos nos campeonatos que participa. “Futebol representa transformação. Um momento como esse, que reúne equipes da cidade, autoridades municipais e estaduais, traz uma luz de esperança e mostra a força que tem o futebol feminino do RN e aqui da nossa cidade”, afirmou.

A treinadora do ABC União Futebol Feminino de Natal, Walessa Silva, disse que ações como essa são um ponto muito importante para que se possa discutir as problemáticas que os times enfrentam no dia a dia. A falta de incentivo, de apoio, de investimento, de horários nas quadras ou campo, a inexistência de competições para categorias de base são fatores que prejudicam o desenvolvimento da modalidade, de acordo com Walessa.

“Existem muitos bons projetos, através de grandes empresas, que tem sim dinheiro para destinar, mas falta as pessoas que estão hoje por trás de clubes profissionais entenderem que futebol feminino não é prejuízo, não é gasto como muitos dizem. A partir de Audiências Públicas voltadas para esse tema, acredito que é possível chegar a uma solução”, argumentou.

De acordo com a propositora da Audiência Pública, vereadora Rayssa Batista, esse foi mais um passo para que se possa dizer que lugar de mulher é onde ela queira estar. Para oportunizar que as meninas e mulheres estejam no esporte, para construir um imaginário em Currais Novos que faça com que as mulheres saibam que podem estar em qualquer lugar.

Na audiência, a parlamentar apresentou várias reivindicações às autoridades do Executivo Municipal e Estadual. “Nós apresentamos reivindicações para fortalecer o futebol feminino. Para que as meninas possam ter premiações iguais as do futebol masculino. Além disso, achamos importante que o futebol feminino seja incentivado desde a escola para que as meninas possam ter mais tempo de técnica e de treino. Apresentamos também reivindicações por mais campeonatos e melhores estruturas”, destacou.

O Governo do Estado tem planejado realizar este ano e em 2024 uma Copa Estadual de Futebol Feminino. O subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Cezinha Nunes, adiantou que para 2023, a secretaria busca a retomada de forma piloto do campeonato para que em 2024 seja possível realizar um campeonato maior, mais longo, que conte com a participação de mais equipes dos municípios do RN.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Currais Novos, Cleyber Trajano, os vereadores Mattson Ranier, G Charles Dantas e Daniel Bezerra; a vice-prefeita, Ana Albuquerque; o secretário de Educação, Joelmir Soares; o coordenador de Esportes, José Uilame; o presidente do Potyguar de Currais Novos, Sueid Lins e da Liga Desportiva Currais-novense, Garrincha.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Acesse o álbum de fotos do evento

Reveja e Audiência Pública