No mês de valorização da vida, estudantes participam de evento na Câmara

Alunos e professores das escolas Capitão Mor Galvão, Professor Salustiano Medeiros, Professor Humberto Gama, Professor Francisco Rosa e Professora Ester Galvão participaram do 1º Fórum de discussão e valorização da vida promovido pelo Conselho Tutelar, Caps e pelo mandato do presidente da Câmara, vereador Cleyber Trajano, nesta quarta (20).

A presidente do Conselho Tutelar, Noêmia Assunção, convocou toda a sociedade a acolher as crianças e adolescentes. “Nesse momento de pós-pandemia, com o adoecimento mental exagerado e também pegando esse gancho no mês de setembro, que é o mês de valorização da vida, sentimos a necessidade de fazer o Fórum, de trazer vários profissionais para plantar uma sementinha no coração de cada criança e adolescente e que floresça e que traga mais amor, mais afeto”, destacou.

De acordo com a presidente do Conselho, o objetivo é fazer com que as escolas se tornem multiplicadores do projeto Amarelo Infinito, idealizado pelo professor do Educandário Jesus Menino, Deyvid Medeiros. O projeto desenvolve ações que abordam diversos temas como a empatia. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham cuidado com as próprias emoções e com as dos outros e que estejam preparados tanto para falar, como para ouvir e apoiar quem precisar.

Durante o evento, a psicóloga do Caps, María Emília, destacou a importância do empoderamento das próprias emoções, do autoconhecimento, da prática de atividade física, lazer e atividades prazerosas como a leitura, do cuidado com as emoções, de saber reconhecer o que faz bem e o que faz mal, de se procurar ajuda quando a ansiedade for paralisante. A rede de assistência disponível no município é composta pelas UBSs, CRAS, CREAS, Hospital Regional Mariano Coelho e o Caps, que funciona com demanda livre.

Para o presidente da Câmara, vereador Cleyber Trajano, foi um momento muito rico, com o auditório lotado, onde estudantes ouviram atentamente profissionais qualificados que falaram sobre o funcionamento da rede de apoio disponível com foco na saúde mental. “Temos toda preocupação com nossos adolescentes e por isso convidamos nossas escolas para este momento. Este é um momento em que fomentamos a valorização da vida”, disse.

Na tribuna do auditório, a comunicadora Dilacierra Martins fez um relato emocionado, destacando a importância de se ter tempo de qualidade com os filhos, de ouvi-los e também sobre o papel fundamental dos amigos para que estes, ao observar um comportamento diferente, compartilhem a informação com familiares, pois essa atitude pode ajudar a salvar uma vida.

Também participaram o vice-presidente da Câmara, Jorian Santos; a vereadora Leilza Palmeira; a vice-prefeita Ana Albuquerque; coordenadora do Caps, Mariana Galvão; secretário de Educação, Joelmir Soares; presidente do CMDCA, Luzitércio Albuquerque; coordenadora do CRAS Tetê Salustino, Gilvânia Cirilo e a psicóloga Ester Costa.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Acesse a GALERIA DE FOTOS