Vereador Lucieldo vai fiscalizar a aplicação da Lei Cordão de Girassol

Com o objetivo de divulgar a Lei Municipal do Cordão de Girassol, de autoria do vereador Lucieldo Silva, que instituiu o uso do colar como instrumento auxiliar de identificação das pessoas com deficiências ocultas, a Câmara de Currais Novos realizou, na sexta (22), uma Audiência Pública, em parceria com o Núcleo Organizacional de Reabilitação e Amparo Social da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Nortear).

O mandato do vereador garantiu aos integrantes do Nortear o colar com crachá de identificação. “Queremos consolidar a lei nº 3.852, que vai de encontro a outras leis que já existem a nível federal. Essa lei é direcionada a pessoas com deficiência que não apresentam características físicas como o autismo. Nosso mandato vai cobrar para que essa lei seja aplicada nas UBSs, escolas, no setor privado e também iremos conscientizar a classe empresarial”, afirmou Lucieldo Silva.

A presidente do Nortear, Gilvaneide Santos, cobrou uma sociedade mais inclusiva, com mais empatia e respeito à diversidade. Ela contou que os desafios enfrentados são muitos, mas que a união com pessoas do bem dá força e a faz perseverar. “Estamos vivendo o Setembro Verde, mês de luta da pessoa com deficiência e, nesse momento, está sendo aberto aqui um espaço de diálogo valioso sobre como acolher, interagir, garantindo os direitos da pessoa com deficiência”, destacou.

Para Rochelle Elias, médica, idealizadora do grupo de Mães Corujas Batalhadoras e mãe de Alberto, é preciso que toda a sociedade fiscalize a implementação das placas de sinalização do Sinaliza TEA e o cumprimento da legislação. “Conclamamos a todos presentes a praticar a cidadania, oferecer apoio e ser rede para pais e cuidadores. Vocês estão aqui com essa missão, para fazer de Currais Novos exemplo para toda a sociedade e para o Estado”, disse.

Na tribuna do auditório a secretária de saúde, Alana Moraes, reafirmou o compromisso com os direitos da pessoa com deficiência e falou sobre as ações do Poder Executivo como aquisição de van para transportar pacientes, inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER), reforma do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e atuação de Terapeuta Ocupacional e Neuropediatra. Contou ainda que o Sinaliza TEA deverá ser implementado em breve pois as placas de sinalização foram adquiridas.

A Audiência foi iniciada com apresentação dos artistas Girlaneo e Guimarães. Estiveram presente o presidente da Câmara, vereador Cleyber Trajano; vereador Jorian Santos; vereadora Rayssa Batista; vice-presidente do COMADE, Rosineide Paz; presidente da Apae e coordenadora do CER, Ivaneide Santos; presidente do CMDCA, Luzitércio Albuquerque; tia de criança atípica, Luzia; estudante de Administração, Lucas Macedo; representante do MP, advogada Lidiane Bezerra; pai Ademir, mãe Lucileide e diversos outros integrantes do Nortear.

Texto e fotos: Priscila Adélia Pontes

Acesse a GALERIA DE FOTOS