Câmara Jovem de Currais Novos promove participação política da juventude

Dentro da Semana da Juventude, a Câmara de Currais Novos realizou a 1ª Sessão do projeto Câmara Jovem. Com a ação, a vereadora Rayssa Batista quer ampliar a participação política da juventude estudantil nas discussões de problemas sociais e promover o protagonismo juvenil para que os jovens líderes da comunidade se tornem agentes ativos na formulação de propostas e na construção do futuro.

Os estudantes cobraram acompanhamento adequado para quem sofreu LGBTfobia; capacitação de professores para atender as pessoas com necessidades especiais; disponibilidade de transporte público; melhorias na infraestrutura das escolas; instalação de coletores de lixo; mesas de refeitório; apoio para o esporte, climatização das salas, novos armários e quadros, e também sugeriram solução para diversas outras demandas.

Falaram na tribuna do auditório: representando o IFRN, Ana Beatriz de Morais; representando a UFRN, Giovanna Thays; Kaylane Kelly, Jamilly Ellen, Polyana Karoline e Pedro Henrique da Escola Estadual Silvio Bezerra de Melo; Walmille Gabriela e Carol Oliveira da Escola Municipal Gilson Firmino; Aryelle Garcia e Samara Cecília da Escola Estadual Capitão Mor Galvão; Raimundo Jorge e Maria Nathália da Escola Municipal Professora Trindade Campelo.

A vereadora Rayssa Batista afirmou que permitir que os jovens assumam os papéis de vereadores, discutam ideias e proponham soluções que afetam diretamente a vida de todos é um passo importante da jornada. “Que a experiência do projeto Câmara Jovem seja o começo de um engajamento contínuo e de grandes conquistas. A juventude é a força motriz da mudança. Estamos ansiosos para ver suas ideias ganharem vida e juntos construirmos um caminho brilhante para o amanhã”, disse.

Para o subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros, as demandas apresentadas pelos estudantes demonstram os desafios de ser um jovem no Brasil, com dificuldades de acesso ao transporte, à saúde, à educação. Ele apontou caminhos para resolução das demandas apresentadas pelos estudantes, orientando que os relatos de assédio ou importunação nas escolas sejam apresentados à ouvidoria da Subsecretaria e que as demandas de infraestrutura sejam requeridas ao Governo do Estado e à Prefeitura.

O evento teve abertura da artista Débora Munay recitando a música “Cota não é esmola” e foi finalizado com apresentação da Mc Magi e APNS Del. Estiveram presentes o vereador Mattson Ranier; a representante do mandato da deputada Isolda, Martha Mauenny e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luzitércio Albuquerque.

Confira a TRANSMISSÃO do Câmara Jovem